Projeto Conciliar: nova ferramenta eletrônica facilita marcação de audiências para acordos
Por Ademar Lopes Junior
O TRT-15 implantou hoje, 24 de junho, uma nova versão do projeto "Conciliar", ferramenta eletrônica que visa facilitar ainda mais a conciliação e mediação provocada pelas partes. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do Tribunal e representa um avanço no atual sistema, implantado no Regional em fevereiro de 2011.
A principal vantagem da nova ferramenta é que, a partir de agora, as solicitações de audiência de conciliação serão automaticamente encaminhadas às varas do trabalho pelo sistema "Conciliar", e não mais para a Vice-Presidência Judicial.
Para o presidente do Regional, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, a nova versão do projeto "Conciliar" é mais uma tentativa para "a construção de um acordo adequado e justo, com vistas à solução do conflito". O presidente ressaltou ainda, em Comunicado assinado em conjunto pelo Gabinete da Presidência e pela Vice-Presidência Judicial, que a nova ferramenta atende os "princípios da Resolução Administrativa 12/2014 do TRT-15, que criou os Centros Integrados de Conciliação no âmbito da 15ª Região".
De acordo com a vice-presidente judicial, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, a nova versão visa "democratizar o direito à solução dos conflitos" em atendimento à Política Nacional de Tratamento dos Conflitos de Interesses, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça. Além disso, a nova ferramenta representa um avanço no "aprimoramento das funcionalidades existentes do ‘Projeto Conciliar', a fim de facilitar a sua utilização pelos usuários e melhorar o fluxo das solicitações".
- 27 visualizações