TRT-15 oferece curso de Brigadistas de Incêndio para servidores
Por Laiz Marques
Ocorreu neste mês o curso de Brigadistas de Incêndio para os servidores do TRT da 15ª Região, ministrado pelo Sargento Luis Carlos Dicara do Corpo de Bombeiros de Campinas. Ao todo, 140 servidores participaram das aulas teóricas e práticas que duraram quatro horas.
A atividade foi baseada no Decreto nº 56.819, de 10 de março de 2011, que institui o Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo e dá providências correlatas, e deve ser feito anualmente.
Além dos conceitos básicos de como combater o princípio de um incêndio com extintores, o Sargento Dicara expôs os perigos de um incêndio de grandes proporções e como, geralmente, são iniciados.
A necessidade de se conhecer para que serve cada tipo de extintor foi um dos temas da aula, bem como ensinar a utilizá-lo na aula prática.
Os extintores de tipo A, por exemplo, só devem ser usados quando há fogo em materiais sólidos que podem absorver a água ou espuma jogada sobre eles, como madeira, papel e tecido. Já os de tipo B servem para apagar o fogo em líquidos e gases inflamáveis, e não podem ser apagados com água. E os extintores do tipo C de pó químico ou gases são utilizados em equipamentos energizados, como motores, rede elétrica e cabos.
O curso também contou com uma breve conceituação de primeiros socorros e como e quando devem ser colocados em prática. O que fazer em caso de vítima inconsciente, com hemorragia, afogamento ou queimaduras pelo corpo.
Após as aulas expositivas, os servidores foram encaminhados para o subsolo do prédio para aprender como usar os extintores e o hidrante. A descida foi feita como uma simulação de incêndio em que cada membro tinha uma responsabilidade para com o grupo, como direcionar o pessoal e encaminhá-los pela escada até o ponto de encontro.
Nas aulas práticas, os funcionários foram divididos em equipes para simular como apagar um incêndio.
- 9 visualizações