TRT inaugura novo prédio da Vara do Trabalho de Garça nesta sexta-feira (23/01)
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região inaugura nesta sexta-feira (23/1) a nova sede da Vara do Trabalho (VT) de Garça, que fica na Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, nº 55, Bairro Williams. A cerimônia terá início às 11 horas e contará com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, da juíza titular da VT, Cinthia Maria da Fonseca Espada, do presidente da 42ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Garça, Carlos Eduardo Marcondes Moura e do prefeito do município, José Alcides Faneco, entre outras autoridades locais.
A Justiça do Trabalho no município passará a ocupar um prédio totalmente novo, de dois andares, alugado pelo Tribunal, que fica próximo à prefeitura e à rodoviária, com facilidade de acesso por transporte público. Com 631 metros quadrados de construção, o imóvel equivale a quase o dobro da antiga sede, o que permitiu a criação de duas salas de espera climatizadas, duas salas de audiência e dois gabinetes para magistrados. Além da melhor estrutura física e elétrica, oferecendo maior conforto aos jurisdicionados, magistrados, servidores e advogados, a nova sede da VT garante mais acessibilidade, com instalação de elevador e sanitários adaptados para pessoas com deficiência.
O TRT definiu como uma de suas prioridades, a melhoria das condições das unidades de 1º grau, com o objetivo de propiciar um ambiente mais adequado de trabalho a magistrados, advogados, servidores e partes. "Estamos, de forma organizada e consistente, aprimorando a qualidade do atendimento aos cidadãos paulistas e melhorando os serviços prestados aos jurisdicionados, por meio do programa de reformas e novas locações de imóveis, atendendo prioritariamente as unidades em situações mais deficitárias, seja em relação ao conforto geral, seja promovendo maior acessibilidade à unidade judiciária", salienta o presidente do Tribunal, desembargador Lorival.
A VT de Garça atende também os municípios de Lupércio, Fernão, Gália, Alvinlândia, Júlio Mesquita e Álvaro de Carvalho, que somam uma população de mais de 70 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2014. A VT foi instalada em 11 de março de 1994. Dados da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TRT revelam que a VT de Garça recebeu 809 novos processos em 2014 e solucionou 799, restando um saldo de 130 ações pendentes de solução em 31 de dezembro.
Um pouco da história do município-sede da Vara do Trabalho
Em julho de 1916, uma caravana de aproximadamente 20 pessoas, chefiada por Labieno da Costa Machado, partiu do município de Campos Novos Paulista, instalando-se às margens do Rio do Peixe, em área ainda totalmente selvagem. Ao descobrir um novo afluente, a comitiva mudou o rumo, seguindo o curso do rio, denominado mais tarde de Ribeirão da Garça, devido ao grande número dessas aves ali existentes. A terra fértil favoreceu o surgimento da primeira fazenda em 1920. Com a formação do povoado em torno da sede da fazenda, Labieno fundou a cidade de Garça, então distrito de Campos Novos, no dia 4 de outubro de 1924. Mas não se deve somente a ele a fundação de Garça. A cidade se originou de dois núcleos distintos: o primeiro formado por Labieno (Labienópolis) e o segundo por Carlos Ferrari (Ferrarópolis). Garça teve, a princípio, o nome de Incas, depois de Italina.
Durante o século XX, assim como em muitos municípios paulistas, Garça foi polo de produção de café, sediando a partir dos anos de 1960, uma das principais cooperativas brasileiras, a Garcafé (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Garça). A partir de 1980, a economia ganhou novo perfil, com a instalação da indústria de eletro-eletrônica, especializada na automação de portões, portas e segurança eletrônica. Na área do turismo, destaca-se a tradicional Festa da Cerejeira, promovida pela comunidade nipo-brasileira de Garça.
Por Camila Yano e Ana Claudia de Siqueira
- 13 visualizações