TRT15 é representado na posse da nova Administração do TRT da Bahia

Conteúdo da Notícia

Com informações do TRT-5

A nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) para o biênio 2015/2017, desembargadora Maria Adna Aguiar, tomou posse nesta quinta-feira (5), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Canela, em Salvador. Mais de 500 convidados prestigiaram a cerimônia, que contou com a presença do vice-presidente administrativo do TRT-15, desembargador Henrique Damiano, que representou o presidente da 15ª, desembargador Lorival Ferreira dos Santos.

Na mesma noite foram empossados os desembargadores Maria de Lourdes Linhares, Esequias de Oliveira e Nélia Neves, que ocuparão os cargos de vice-presidente, corregedor regional e vice-corregedora, respectivamente. Entre os presentes estavam o governador do Estado da Bahia, Rui Costa, o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Filho, a corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi; além de magistrados, servidores, lideranças políticas, autoridades militares, dirigentes de órgãos públicos e de instituições financeiras, personalidades do meio jurídico, como advogados, diretores de entidades e representantes da sociedade civil.

PERFIL

Natural de Acajutiba (BA) e acometida de poliomielite aos dois anos, a nova presidente do TRT5-BA possui uma trajetória marcada pela superação e atuação social em defesa das minorias - especialmente as mulheres e as pessoas com deficiência - e fez questão de falar desta peculiaridade em seu pronunciamento. ''Todo aquele que tem uma dificuldade, seja qual for, pode sim, vencer os obstáculos, sejam os internos que ninguém percebe, sejam aqueles que a vida, no seu curso, nos impõe'', disse emocionada, sendo aplaudida de pé pelos presentes.

Mesmo com todas as barreiras impostas pela deficiência física, a desembargadora Adna Aguiar graduou-se em Direito pela UFBA em 1974, e se especializou em Direito Processual Civil, também pela Federal baiana, e em Direitos Humanos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 1995, foi procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT/BA).

Seu ingresso no TRT5-BA como desembargadora ocorreu em 2001, mediante promoção à vaga reservada ao Quinto Constitucional para a classe do Ministério Público. No TRT5-BA, já desempenhou a função de desembargadora conciliadora do Juizado de Conciliação de 2ª Instância, presidente da Seção Especializada em Dissídios Coletivos e foi vice-presidente no biênio 2009/2011. Em 2014, foi convocada para exercer o cargo de desembargadora auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Unidade Responsável:
Comunicação Social