Última sessão na Câmara: ex-presidente do TRT-15, desembargador Renato Buratto se aposenta após 17 anos de carreira no Tribunal

Conteúdo da Notícia

Após 17 anos de carreira no TRT-15, o desembargador Renato Buratto se aposenta na próxima segunda-feira, 23 de março. Na manhã desta terça-feira (17/3), o magistrado, presidente do Regional na gestão 2010-2012, participou de sua última sessão como integrante da 7ª Câmara da Corte, presidida na ocasião pelo desembargador Luiz Roberto Nunes.

Também participaram dos trabalhos o desembargador Carlos Alberto Bosco, os juízes Marcelo Magalhães Rufino, Jorge Antônio dos Santos Cota e Hamilton Luiz Scarabelim e o procurador Dimas Moreira da Silva. A sessão contou ainda com a presença dos advogados Marilda Izique Chebabi (desembargadora aposentada do Regional) e José Antônio Cremasco.

Falando sobre o desembargador Buratto, o juiz Scarabelim destacou a competência do colega, ao ressaltar que ele está saindo da Magistratura "sem deixar nenhum processo pendente em sua mesa". O procurador Dimas Moreira da Silva também se manifestou a respeito da carreira do magistrado, e o advogado José Antônio Cremasco, por sua vez, fez uma retrospectiva da vida de Buratto, relembrando alguns fatos que os dois presenciaram e enfrentaram juntos "em todos esses anos de amizade".

Carreira

Renato Buratto formou-se em direito no ano de 1980, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em 1998, foi nomeado pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso para o TRT da 15ª Região, pelo Quinto Constitucional, em vaga destinada à advocacia.

Em janeiro de 2005, tornou-se presidente da 7ª Câmara do Tribunal, para o biênio 2005-2006. Foi vice-presidente judicial da Corte e presidente da 2ª Seção de Dissídios Individuais no biênio 2006-2008. Além disso, foi eleito, em 2011, coordenador do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), exercendo o cargo até dezembro de 2012.

Entre as comendas recebidas ao longo da carreira por Buratto, destaca-se a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Grande Oficial, concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) em 8 de agosto de 2012.

Por Laiz Marques

Unidade Responsável:
Comunicação Social