Acordo celebrado na sede do TRT já beneficia pessoas portadoras de deficiências graves no município de Jaci

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior, com informações da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus

O Hospita-Lar Santa Catarina na Providência de Deus, localizado em Jaci, na região de São José do Rio Preto, recebeu neste mês de fevereiro 120 novos leitos, além de um gerador elétrico. A doação, no valor de R$ 539.280,00, foi feita pela Noble Brasil S.A. e é fruto de um acordo firmado no final do ano passado na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) entre a empresa e o Ministério Público do Trabalho. O acordo, no valor total de R$ 1.501.087,00, foi formalizado em audiência conduzida pela desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, coordenadora do CIC de 2º Grau do TRT, e pôs fim a uma Ação Civil Pública relacionada a controle de jornada de trabalho.

 

O Hospita-Lar Santa Catarina na Providência de Deus, inaugurado em 1998, é um hospital especializado no acolhimento e atendimento de pessoas portadoras de deficiências graves fora de possibilidade terapêutica (FPT). Os assistidos são acometidos de paralisia cerebral e 90% deles possuem lesões cerebrais extensas. Eles apresentam perda quantitativa em suas funções cognitivas, emocionais e motoras, apresentando síndromes e sintomas variados.

De acordo com Guilherme Rodrigo Macagnani, da Coordenação de Captação de Recursos da instituição, a doação da Noble foi feita em duas etapas ao longo do mês de fevereiro. "Os 120 leitos substituíram camas antigas do hospital, que atende permanentemente 120 pacientes carentes, com problemas físicos e mentais, e que moram na instituição".

 

Uma história de dedicação

A obra nasceu a partir de um pedido do então governador de São Paulo, Mário Covas, a Frei Francisco Belotti, presidente da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Pacientes com múltiplas deficiências graves, antes abrigados em um hospital de São Paulo, precisavam ser transferidos, pois o local seria desativado. Ao conhecer a situação dos pacientes, Frei Francisco viu em cada um a figura do leproso dos dias atuais, que o carisma da Associação e Fraternidade pede para ser abraçado.

Frei Francisco disse sim ao governador, e acrescentou: "quero receber os pacientes que nenhuma outra instituição quiser." E assim, diversas instituições do Estado escolheram os assistidos que podiam ou queriam abrigar. Os 120 pacientes que restaram chegaram a Jaci no dia 4 de abril de 1998. O desafio para recebê-los foi muito grande. Grande parte dos assistidos eram acamados ou precisavam ficar restringidos. Aos poucos, a equipe foi aprendendo a entendê-los e a estrutura do hospital foi se adequando às necessidades de cada um. Desde o primeiro momento, porém, cada paciente foi acolhido e amado.

Hoje, o Hospita-Lar Santa Catarina na Providência de Deus é referência estadual no acolhimento e tratamento de pacientes portadores de deficiências graves fora de possibilidade terapêutica (FPT). Dentro das limitações de cada um, os assistidos são estimulados a desenvolver ao máximo suas potencialidades. A evolução ocorre progressivamente, a partir do trabalho persistente e constante da equipe. Dessa forma, eles são estimulados a serem tão independentes quanto possível, para que tenham, dia após dia, uma melhor qualidade de vida. O trabalho gerou muitas histórias de superação ao longo desses anos. Pacientes que chegaram acamados hoje se locomovem e são capazes de realizar pequenas atividades diárias.

As internações são realizadas de acordo com critérios técnicos. Por isso, para solicitar uma internação, é preciso agendar uma visita com o serviço social do hospital. As internações são realizadas de acordo com a disponibilidade de vagas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social