Concluído mais um curso para gestores da área judicial de 1º grau

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Por Ademar Lopes Junior

Encerrou nesta terça-feira, 6/12, na Escola Judicial do TRT-15, o curso "Gestão participativa: construindo novos cenários", voltado para o desenvolvimento de gestores da área judicial de 1º grau do tribunal. A terceira e última turma de 23 servidores e 19 magistrados da Circunscrição de Campinas fechou um ciclo iniciado em maio deste ano, e que envolveu as áreas administrativa e judicial.

Na abertura dos trabalhos, foi apresentado um vídeo gravado pelo diretor da Escola Judicial, o desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, que reafirmou o principal motivo do curso, que é "o maior entendimento entre servidores e juízes". O diretor ressaltou também que o curso é "eminentemente prático" e visa "otimizar a gestão por competência, os relacionamentos interpessoais, os resultados e a comunicação, além das necessidades especiais do nosso tribunal".

De acordo com a assessora da Ejud, Lara de Paula Jorge, a iniciativa inovadora da Escola, concebida para o desenvolvimento gerencial de diretores de primeiro e segundo grau, deixou de ser um curso genérico (como era aplicado até 2015) para se tornar mais segmentado, com foco específico nos problemas das áreas administrativa e judicial. Ao todo foram ministrados 13 cursos, de maio a dezembro, em todas as oito Circunscrições da 15ª Região (sendo dois em Ribeirão Preto e três em Campinas).

O curso foi coordenado pelo juiz aposentado do TRT-4 (RS) Carlos Alberto Zogbi Lontra e teve como público-alvo 23 diretores de Secretaria da Vara do Trabalho, diretores do Serviço de Distribuição dos Feitos, coordenadores de Postos Avançados, além de 19 juízes titulares das respectivas unidades da Circunscrição de Campinas. Os magistrados participaram somente na terça-feira, o segundo dia do curso.

Programação

No primeiro dia, os servidores participaram de quatro atividades pedagógicas voltadas para a descrição da cultura organizacional e de competências, passando para a classificação das demandas e, por fim, os desafios das equipes, em que se miram os estilos e habilidades de liderança.

No segundo dia, já com a participação dos magistrados, a turma discutiu sobre as conclusões a que chegaram os diretores durante as atividades do curso, e ainda se debruçaram sobre o tema comunicação assertiva e "feedback", com vistas ao planejamento de planos de ação. Algumas das atividades integraram todos os participantes em dinâmicas de dramatização, no intuito de encontrarem juntos solução para problemas que envolvem relacionamento e comunicação entre servidores e magistrados.

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Comunicação Social