Corregedor-geral da Justiça do Trabalho conhece a estrutura e as atividades da Escola Judicial do TRT da 15ª Região

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães

No terceiro dia da correição ordinária no TRT-15, em Campinas, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, conheceu nesta quarta-feira, 14 de setembro, a Escola Judicial do Tribunal (Ejud), no 5º andar do edifício-sede da Corte. Também participaram da visita os desembargadores Lorival Ferreira dos Santos, presidente do TRT, Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, diretor da Ejud, Manoel Carlos Toledo Filho, vice-diretor, Samuel Hugo Lima, presidente da 3ª Turma, e Edmundo Fraga Lopes, presidente da 3ª Câmara e representante dos desembargadores do Tribunal no Conselho Consultivo da Escola. Edmundo também é gestor na 15ª Região, no 2º grau de jurisdição, do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Entre outras instalações, Paiva conheceu os três auditórios da Escola, cada um deles configurado para um tipo de atividade. No Auditório 1, por exemplo, estava em andamento o Curso de Formação e Aprimoramento para Agentes de Segurança – com 30 horas-aula, a iniciativa inclui matérias como prevenção e combate a incêndio, serviço de inteligência, segurança da informação, direção defensiva e segurança patrimonial e de pessoas. Já no Auditório 2, equipado para atividades ligadas à área de informática, servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do Tribunal participavam de um curso sobre controle de versões de aplicativos, com 16 horas-aula.

O ministro visitou também a Seção de Publicações Jurídicas e a Biblioteca Délio Maranhão, cujo nome homenageia o magistrado que, por 28 anos, atuou no TRT da 1ª Região (RJ) – o último dia 16 de julho marcou o vigésimo aniversário da morte do jurista. Com um acervo de quase 12 mil livros, 342 periódicos nacionais, mais de 70 mil artigos cadastrados e aproximadamente 240 DVDs, 140 teses e 100 CD-Roms, a Biblioteca funciona das 8h30 às 18h30, para o atendimento a magistrados, servidores e estagiários da Justiça do Trabalho da 15ª. Já advogados, estudantes e demais usuários do público externo podem acessar todo o acervo no local, para consulta e leitura, das 12 às 18 horas.

Paiva conheceu ainda a Galeria de Diretores da Escola, da qual fazem parte, entre outros magistrados, os desembargadores Lorival e Samuel, que dirigiram a instituição nos biênios 2008-2010 e 2012-2014, respectivamente, e o ministro Antonio José de Barros Levenhagen, cujo mandato na Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) se encerrou em fevereiro deste ano. Levenhagen foi diretor da Ejud no período 1996-1998, quando era desembargador do TRT-15.

Em 2014, os cursos, palestras, seminários e outras atividades promovidas pela Escola totalizaram 1.441,75 horas-aula, beneficiando 4.284 pessoas, entre magistrados, servidores e estagiários da 15ª. No ano seguinte, o número de horas-aula caiu 6,8%, chegando a 1.349,75, mas o total de beneficiados deu um salto de 66,3%, passando para 7.126.

Clique aqui para ver mais fotos da Correição.

Unidade Responsável:
Comunicação Social