Desembargador Lorival é um dos agraciados com o Prêmio Benedicto Galvão, concedido pela OAB-SP

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior
Com informações da Seção São Paulo da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paulo, promoveu nesta terça-feira, 13/12, em sua Sede Institucional, a quinta edição do Prêmio Benedicto Galvão, entregue a diversas personalidades do mundo jurídico, da política, dos esportes e da sociedade civil.

Dentre os homenageados deste ano está o desembargador Lorival Ferreira dos Santos, que presidiu o TRT-15 no biênio 2014-2016.

O evento foi coordenado pela Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, com apoio de seu Departamento de Cultura e Eventos. O objetivo da premiação é reconhecer o esforço daqueles que colaboram com ideais ou contribuem na luta por uma sociedade mais justa e fraterna, livre de discriminações de qualquer natureza e com maior oferta de oportunidades para todos. De acordo com a presidente da Comissão de Igualdade Racial, Carmem Dora de Freitas Ferreira, incluem-se nesse contexto "aqueles que lutam pela erradicação do racismo e em prol da igualdade de oportunidades". Ela ressalta que é preciso deixar claro que, apenas quem sofre algum tipo de discriminação, consegue avaliar "a nocividade e o desgaste que o preconceito provoca".

"A OAB SP foi pioneira na criação de uma Comissão dedicada a esta pauta que é de toda a sociedade. Omitir-se no combate ao racismo, ou qualquer outro tipo de discriminação, é dar espaço para a disseminação de valores que corroem o tecido social e prejudicam a busca de uma vida mais harmônica", pondera Marcos da Costa, presidente da OAB SP.

Os homenageados

Lorival Ferreira dos Santos – desembargador, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (biênio 2014-2016).

Jaudenir da Silva Costa – coordenador da Comissão de Igualdades de Oportunidades e de Gênero, Raça e Etnia e de Pessoas com Deficiência e de Combate à Discriminação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo.

Alexandra Baldeh Loras – Ex-consulesa da França em São Paulo, empresária, consultora de empresas e autora de livros. Atuou por mais de 20 anos na área de transformação pessoal e empresarial e é fundadora do Fórum Protagonismo Feminino.

Sabrina Paiva – Miss São Paulo 2016, referência para a elevação da autoestima das crianças negras e da mulher negra, sobretudo quanto ao uso natural do cabelo afro.

André Luiz da Silva – vereador em Ribeirão Preto, advogado pós-graduado em Gestão Pública, vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, servidor público e apresentador de programas de rádio e televisão.

Ângelo Assumpção – ginasta do Esporte Clube Pinheiros, conquistou medalha de ouro na Copa do Mundo de Ginástica Artística (2015) e venceu três campeonatos Sul Americanos de Ginástica Artística com a seleção brasileira.

Quem foi Benedicto Galvão?

Primeiro presidente negro da OAB SP, Benedicto Galvão dirigiu a entidade entre 1940 e 1941. Formado na Faculdade de Direito de São Paulo (1907), Galvão foi um dos primeiros negros a integrar os bancos acadêmicos da instituição, selando uma trajetória de ascensão social por meio do estudo e desenvolvimento intelectual.

Nascido em Itu (SP), em 1881, ainda criança veio para a capital para estudar, patrocinado por Alfredo Pujol, secretário do Interior do governo do Estado. Benedicto Galvão passou pela Escola Normal da Praça da República e trabalhou como auxiliar de escritório e professor nos bairros da Bela Vista e Liberdade. O nome do advogado foi dado a uma rua na Vila Santa Isabel, na Zona Leste de São Paulo.

Como advogado, fez parte da banca do escritório Alfredo e Ernesto Pujol e do Instituto dos Advogados do Estado de São Paulo. Na OAB SP, colaborou como membro da Comissão de Disciplina, atual Tribunal de Ética e Disciplina.

Unidade Responsável:
Comunicação Social