Desembargadores e juízes convocados do TRT-15 são os mais produtivos do Brasil

Conteúdo da Notícia

Por Willians Fausto

Os desembargadores e juízes convocados que atuam no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região são os mais produtivos de toda a Justiça do Trabalho brasileira. Em 2015, cada magistrado de segundo grau do TRT julgou, em média, 2.033 processos, 525 a mais que a média nacional, de 1.508. Foram mais de oito processos julgados por dia útil em média, em cada gabinete. Os números fazem parte do Relatório Geral da Justiça do Trabalho, divulgado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). No ranking do Conselho, os desembargadores do TRT de Minas Gerais (3ª Região) estão em segundo lugar, com média de 1.990 processos julgados no mesmo período.

De janeiro a dezembro do ano passado, os desembargadores e juízes convocados do TRT-15 somaram 103.680 processos julgados. "Os números refletem a dedicação e a abnegação dos nossos magistrados e servidores que, mesmo diante de limitações impostas pelas restrições orçamentárias, se esforçam para manter a 15ª Região no topo entre todos os tribunais do trabalho", afirma o presidente do Tribunal, desembargador Lorival Ferreira dos Santos.

Além de mais produtivos, os magistrados de segundo grau do TRT-15 são também os mais demandados. No total, somadas as ações originárias e os recursos, eles receberam 116.249 processos durante o ano passado, média de 2.279 por gabinete. A média nacional foi de 1.513 processos.

Atividade econômica

Em 2015, 23% dos trabalhadores e empregadores que procuraram as unidades do TRT-15 eram vinculados ao setor industrial. As ações envolvendo a administração pública direta e indireta aparecem em segundo lugar, com 14% da demanda. Os empregados do setor de serviços, por sua vez, ficaram na terceira posição, com cerca de 10% dos conflitos trabalhistas ajuizados na 15ª no ano passado.

Unidade Responsável:
Comunicação Social