Escola Judicial promove curso para capacitação de docentes baseado na metodologia de estudo de casos

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Por Ademar Lopes Junior

A Escola Judicial do TRT-15 promoveu nesta quinta-feira, 27 de outubro, no auditório I da escola, o curso de capacitação "A metodologia – estudo de casos no ensino", ministrado pela professora e assessora pedagógica da Ejud, Acacia Zeneida Kuenser. O curso, focado na mediação, é a continuação do módulo "Formação de docentes em pedagogia do trabalho", realizado no último dia 2 de setembro, também ministrado pela professora Acácia.

Dentre os 22 alunos inscritos, de diferentes áreas do Tribunal (diretores de VT, coordenadores de CIAA e servidores da Informática, da Saúde e da própria Escola Judicial), participaram também a desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, coordenadora do Centro Integrado de Conciliação do 2º Grau, e o juiz Marcus Menezes Barberino Mendes, titular da Vara do Trabalho de São Roque.

Coube à desembargadora Maria Inês Targa a apresentação da professora Acacia que, segundo a magistrada, foi para ela uma importante "fonte de inspiração". Acacia Kuenzer, que também é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de trabalho e educação, destacou alguns pontos do curso, especialmente com relação ao seus objetivos.

Segundo a professora, o "estudo de casos" se justifica por ser a melhor metodologia para os alunos usarem em suas atividades profissionais, particularmente em "situações não previstas", a partir de conhecimento da totalidade do processo de trabalho, incluindo sua relação com os processos sociais e econômicos mais amplos. Dentre as vantagens da metodologia, estão a contextualização, a articulação entre teoria e prática, a motivação e a simulação de situações reais como recurso de aprendizagem.

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