Estudantes de direito acompanham, ao vivo, sessão do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília

Conteúdo da Notícia

No último dia 10/11, 34 alunos do Curso de Direito da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) participaram de uma visita monitorada ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília (DF). Os estudantes foram acompanhados pela idealizadora da visita, a professora e juíza titular da Vara do Trabalho de Rancharia, Mari Ângela Pelegrini. "Não é a primeira vez que viajamos para eventos jurídicos com apoio e ônibus da Unoeste, mas, pela primeira vez, os alunos tiveram a chance de conhecer um tribunal superior na capital federal, bem como assistir, ao vivo, a uma sessão de julgamento com renomados ministros integrantes da mais alta corte trabalhista nacional", disse a docente.

O grupo acompanhou uma pauta com ações envolvendo grandes bancos e que incluiu uma sustentação oral protagonizada pelo advogado Mozart Russomano Neto. A sessão teve início com uma saudação aos alunos, feita pelo vice-presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, que representou o presidente da Corte, Ives Gandra da Silva Martins Filho. Naquela data, o ministro Ives participava de um seminário internacional promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Para os acadêmicos, a sessão foi "uma aula de direito processual do trabalho", como explicou Mari Ângela, que também é jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação Social da Unoeste. "Eles entenderam, na prática, os procedimentos de julgamento, dos chamados recursos de embargos para uniformizar a jurisprudência das turmas daquele tribunal, e, por tabela, de todo o Brasil, com seus 24 Tribunais Regionais do Trabalho, em matéria trabalhista."

"Foi um sonho realizado", afirmou a aluna Fernanda Lopes Catoia. "As aulas ministradas na faculdade fizeram todo o sentido aqui em Brasília. Ao assistir à sessão, vimos, na prática, o que aprendemos em sala de aula."

"Presenciar os julgamentos de recursos de vários bancos foi visualizar algo que, para mim, só existia até então no papel", sublinhou o estudante Cláudio Roberto da Silva Júnior, que faz estágio em escritório especializado em causas trabalhistas envolvendo bancários de Presidente Prudente.

Já sua colega Fabyola da Silva Lima comemorou a viagem à capital federal – "um marco histórico" – e disse que acompanhar um dia no TST "acrescentou muita informação".

O coordenador do curso, Sérgio Ricardo Ronchi, e o professor Eder Canziani, responsável pelo Núcleo de Extensão e Atividades Complementares, classificaram o evento como "uma oportunidade ímpar".

Unidade Responsável:
Comunicação Social