Estudantes de direito de Avaré, Itararé e Indaiatuba visitam a sede do TRT

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa

Cerca de 120 estudantes de direito da Faculdade Sudoeste Paulista (FSP), de Avaré, da Faculdade Max Planck, de Indaiatuba, e das Faculdades Integradas de Itararé (Fafit) visitaram na tarde desta quarta-feira (21/9) a sede do TRT da 15ª Região, no Centro de Campinas. Os alunos vieram acompanhados dos professores Sara de Paula Silva Leme e Netyele Abati da Luz Ribeiro, da Fafit, Maria Lucia Porcel Pinto, da FSP, e Fábio Resende Nardon e Fábio José Savioli Bragagnolo, da Max Planck.

Recepcionados por servidores da Escola Judicial (Ejud) do TRT, organizadora do evento, os visitantes foram encaminhados ao Plenário Ministro Coqueijo Costa, onde receberam material impresso sobre o Tribunal e assistiram ao vídeo institucional da Corte. Na sequência, foram saudados pelo desembargador Edmundo Fraga Lopes, presidente da 3ª Câmara do Regional, que representou o diretor da Ejud, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani. Gestor regional, no 2º grau de jurisdição, do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) –, Edmundo falou da atuação do Programa desde sua criação, em 2012, ressaltando que o foco, em 2016 e 2017, é a prevenção dos transtornos mentais relacionados ao trabalho.

Em nome do presidente do Tribunal, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, o juiz Firmino Alves Lima, magistrado auxiliar da Presidência da Corte, também dirigiu algumas palavras aos estudantes e professores que lotaram o Plenário. Titular da 2ª Vara do Trabalho (VT) de Sorocaba, Firmino ressaltou a importância de se conhecer o ambiente de trabalho no TRT da 15ª Região, "a segunda maior corte trabalhista do País em estrutura e volume processual, um tribunal de vanguarda e que, em 2016, completa 30 anos de existência". O magistrado falou ainda da necessidade de preservação da Justiça do Trabalho, "ramo do Judiciário que atualmente tem sido atacado, mas que é a base do equilíbrio social".

Os visitantes puderam assistir também a uma sessão da 2ª Seção de Dissídios Individuais (SDI-2) da Corte. Antes de dar início aos trabalhos, o presidente do colegiado, desembargador Manuel Soares Ferreira Carradita, registrou a presença do colega Fabio Grasselli, integrante da 10ª Câmara do TRT e professor na FSP, e fez uma breve apresentação das atribuições da Seção. Composta por 13 magistrados, a SDI-2 julga, entre outros processos, as ações cautelares e os mandados de segurança individuais e coletivos contra decisões dos órgãos judiciários de 1º e de 2º grau da Justiça do Trabalho da 15ª Região.

Às 15 horas, o desembargador Fábio Allegretti Cooper, da 6ª Câmara do Tribunal, reuniu-se com os alunos e professores no auditório do 3º andar do edifício-sede da Corte, para falar sobre sua paixão pelo direito do trabalho. Ele contou um pouco de sua trajetória profissional e esclareceu dúvidas dos alunos sobre a carreira na Magistratura Trabalhista e as perspectivas da Justiça do Trabalho.

A visita foi encerrada no Centro de Memória, Arquivo e Cultura do TRT, na sede administrativa da Corte, também no Centro de Campinas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social