Estudantes do ensino fundamental de Taubaté debatem a erradicação do trabalho infantil

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães


A Escola Dinâmica "Alice Nader Zarzur", de Taubaté, no Vale do Paraíba, promoveu para cerca de 200 alunos do Ensino Fundamental II uma série de atividades voltadas à conscientização para a erradicação do trabalho infantil. Inserida nas aulas de ensino religioso, a iniciativa foi coordenada pela professora Sueli Alessandra do Prado Rosa e incluiu leituras, debates, redações e dramatizações a respeito do tema.

"Os projetos desenvolvidos com os alunos visam garantir que os direitos da criança e do adolescente não sejam violados e que os estudantes tenham oportunidade de compreender essa realidade de forma responsável", afirmou a professora. "É possível dizer que muitos alunos se surpreenderam com a dimensão e as consequências do trabalho infantil."

Todo o material de apoio usado nas atividades foi proveniente do 6º Seminário Nacional sobre o Trabalho Infantojuvenil, realizado pelo TRT-15, pela Escola Judicial da Corte e pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV) em Aparecida (SP), no último dia 14 de outubro. Integrando uma programação especial da Semana da Criança na cidade, o encontro contou com a parceria do Santuário Nacional e teve como tema central o "Sistema de Justiça do Trabalho e a proteção da criança e do adolescente". Sob a batuta do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, o seminário reuniu cerca de 160 pessoas, entre professores, magistrados, procuradores do trabalho, auditores fiscais do trabalho, advogados, conselheiros tutelares, servidores e estudantes.

Unidade Responsável:
Comunicação Social