Fórum Trabalhista de Campinas recebe Reunião do Fórum PETI da RMC
Com informações da juíza Camila Ceroni Scarabelli
O auditório do Fórum Trabalhista de Campinas recebeu, na tarde desta terça-feira, 15/3, representantes de diversas entidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para a 28ª Reunião do Fórum da Região Metropolitana de Campinas de Erradicação do Trabalho Infantil. Participaram do evento representantes de Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Distritos de Assistência Social (DAS), conselhos tutelares, serviços de assistência social, equipe de liberdade assistida (LA), equipe de prestação de serviços à sociedade (PSC), integrantes do Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (COMEC), Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Educação, OAB-Campinas, Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência (SETA), Atendimento Especializado a Famílias, Crianças e Adolescentes (PAEFI) e Movimento Vida Melhor (MVM).
Logo após a abertura do evento pela coordenadora do CREAS Campinas, Sônia Bonfanti, a juíza do trabalho, Camila Ceroni Scarabelli, do Juizado Especial da Infância e da Adolescência (Jeia) da Circunscrição de Campinas, deu as boas-vindas aos presentes, explicando a atuação do JEIA e do Poder Judiciário na erradicação do trabalho infantil e regularização do trabalho adolescente. Na sequência, a coordenadora e apoio técnico do PETI Campinas, Ana Vitória Galvão Bacchetto, explanou sobre a lista TIP, aprovada pela convenção 182 da OIT, contendo o rol das piores formas de trabalho infantil.
O evento contou ainda com palestra intitulada "Adolescentes em ato infracional e trabalho infantil" ministrada pela coordenadora técnica do Programa de Prestação de Serviços à comunidade (COMEC), Juliana Scarano Vedovello.
Após a palestra, os participantes, em plenária, trocaram opiniões, preocupações e debateram temas relacionados à erradicação do trabalho de crianças no tráfico de entorpecentes e meios para encaminhamento para o trabalho decente, especialmente através da aprendizagem.
Ao final, o JEIA-Campinas distribuiu duas cartilhas intituladas "50 perguntas e respostas sobre trabalho infantil, proteção ao trabalho decente do adolescente e aprendizagem" e "Brincar, estudar, viver... Trabalhar só quando crescer".
A próxima reunião bimestral do Fórum RMC PETI será realizada em 9/5/2016 em local a ser definido oportunamente.
- 19 visualizações