Funcionários da saúde selam acordo com o Município de Sorocaba e encerram paralisação iniciada na segunda, 12Funcionários da saúde selam acordo com o Município de Sorocaba e encerram paralisação iniciada na segunda, 12

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães,
com informações do jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Sorocaba e a prefeitura daquela cidade selaram acordo na manhã desta quinta-feira, 15 de dezembro, na sede do TRT-15, em Campinas, pondo fim à greve iniciada na última segunda-feira, 12. Firmada em audiência presidida pelo vice-presidente judicial do Tribunal, desembargador Edmundo Fraga Lopes, a conciliação inclui ainda a Associação Paulista de Gestão Pública (APGP) e beneficia cerca de 300 trabalhadores da área de Saúde Mental em Sorocaba. Eles trabalham no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, no Centro de Atenção Psicossocial Arte do Encontro (Caps 3) e em 15 Residências Terapêuticas (RTs), instituições administradas pela APGP.

Segundo o acordo, o Município fará o repasse, à Associação, de R$ 700 mil no próximo dia 21, para o pagamento dos salários de novembro e da 1ª parcela do 13º salário, e de R$ 540.622,13 uma semana depois, para que seja quitada a 2ª parcela do 13º.

Os dias de paralisação serão abonados, e os trabalhadores terão estabilidade de 30 dias no emprego. Os termos da conciliação foram aprovados em assembleia na tarde desta quinta, e os grevistas retornarão ao trabalho já no turno desta noite, a partir das 19 horas. No entanto, ficou definido que, se houver o descumprimento de qualquer cláusula pactuada, os trabalhadores entrarão novamente em greve. (Processo 0008201-80.2016.5.15.0000 DCG)

Unidade Responsável:
Comunicação Social