Grupo empresarial de origem mineira adere ao projeto de conciliação executado pela Vice-Presidência Judicial

Conteúdo da Notícia

Por João Augusto Germer Britto

As empresas Nepomuceno Cargas Ltda. e Expresso Nepomuceno S.A. compareceram espontaneamente à Vice-Presidência Judicial (VPJ) do TRT-15, nesta segunda-feira, 22 de agosto, para serem integradas ao projeto de conciliação coordenado pela VPJ.

Os advogados Flávia Andrade, Arnaldo Gaspar Eid e Igor Wolkoff representaram o grupo mineiro, que atua no setor de transportes e logística e nasceu na cidade de Lavras, possuindo filiais em outros nove Estados.

Anfitriãs da reunião, as desembargadoras Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, vice-presidente judicial da Corte, e Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, juntamente com a juíza auxiliar da VPJ, Andrea Guelfi Cunha, puderam adicionar mais uma representação patronal à bem-sucedida iniciativa de conciliação e mediação que lideram desde fevereiro de 2015, originando o Centro Integrado de Conciliação (CIC) de 2º Grau do TRT, do qual Maria Inês é coordenadora.

Vários grupos já participam do projeto, como 3M, Brasil Kirin, CPFL, General Motors, Banco do Brasil, Santander, Carrefour, Raízen, Bosch e muitos outros importantes conglomerados da economia nacional.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recentemente, reconheceu esse trabalho das magistradas da 15ª Região com o prêmio "Conciliar é Legal". Em 2015, aproximadamente R$ 115 milhões foram pagos aos trabalhadores, graças aos acordos firmados no CIC de 2º grau. Em 2016, conforme apuração de maio passado, já foram mais de R$ 69 milhões.

A VPJ iniciou, no último mês de julho, a mediação pré-processual, como mais uma forma de implementar valores defendidos pela desembargadora Gisela, de "construção do acordo, pacificação social, acesso à ordem jurídica justa e acesso qualificado à Justiça". O TRT da 15ª caminha para a formação de mais de 100 servidores mediadores até o final de 2016.

Unidade Responsável:
Comunicação Social