Membros da alta Administração do TRT-15 visitam instalações da Secretaria-Geral Judiciária

Conteúdo da Notícia

Texto: Willians Fausto

Os membros da alta administração do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região conheceram, nesta terça-feira (19/7), as alterações realizadas nas instalações físicas da Secretaria-Geral Judiciária. Antes dispersas pelo prédio-sede do Tribunal, as secretarias das Seções de Dissídios Coletivos e Individuais e das Seções de Competências do Tribunal Pleno e do Órgão Especial passaram a funcionar no primeiro andar do edifício, mesmo local da Secretaria Judiciária. As modificações têm como objetivo promover melhor coordenação entre as equipes e aperfeiçoar a prestação jurisdicional.

À frente das autoridades que participaram da visita, o presidente do Tribunal, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, elogiou a nova disposição das equipes e das instalações, além de cumprimentar um a um os servidores, gestores e estagiários. "Os espaços interligados e a proximidade entre as ilhas do mobiliário criam melhores condições de comunicação e relacionamento. É uma avanço que contribuirá para aperfeiçoar a qualidade dos serviços oferecidos pela Secretaria-Geral Judiciária e por suas unidades", afirmou o presidente.

Além do presidente, integravam o grupo de autoridades o vice-presidente Administrativo, desembargador Henrique Damiano, a vice-presidente Judicial, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, o diretor da Escola Judicial, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, e a vice-ouvidora, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla. Também estavam presentes o juiz auxiliar da Presidência, Levi Rosa Tomé, a juíza auxiliar da Vice-Presidência, Andrea Guelfi Cunha, o secretário-geral da Presidência, Evandro Luiz Michelon, o diretor-geral, Paulo Eduardo de Almeida, e o assessor da Vice-Presidência Administrativa, Paulo Cesar Pinto da Silva.

Todos foram recebidos e guiados pelo secretário-geral Judiciário, Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser, que ressaltou os benefícios da transferência das unidades. "Com a integração física, haverá melhor intercãmbio de ideias e compartilhamento de boas práticas entre os servidores, o que deve resultar em aperfeiçoamento da prestação jurisdicional", destacou o secretário-geral Judiciário.

Responsável por planejar, coordenar, orientar, dirigir e controlar a execução dos serviços judiciários, a Secretaria-Geral Judiciária é formada por mais de 30 unidades, entre  coordenadorias e secretarias, além das secretarias de 153 varas do trabalho e dos 10 postos avançados. Os órgãos a ela vinculados são responsáveis por uma grande diversidade de tarefas, que incluem o processamento de recursos e de ações originárias da segunda instância, preservação e divulgação da memória do Tribunal, distribuição de feitos de 2ª instância e o arquivamento intermediário e permanente de processos.

Volume de trabalho

Durante o ano passado, a segunda instância do TRT-15 recebeu 116.249 processos, dos quais 93.100 eram casos novos, 21.931 recursos internos e 1.218 processos submetidos a novo julgamento. Todos têm como característica comum o fato de, em algum momento da tramitação, ficarem sob a responsabilidade dos servidores vinculados à Secretaria-Geral Judiciária.

Unidade Responsável:
Comunicação Social