No Coleprecor, presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho destaca ações empreendidas pelo CSJT

Conteúdo da Notícia

Por Taciana Giesel

Da Divisão de Comunicação do CSJT

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Ives Gandra Martins Filho, destacou nesta quarta-feira (24/11), ao participar da 8ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), em Brasília, pontos importantes para o fechamento de 2016 e as perspectivas orçamentárias para o próximo ano. Ele esclareceu que o CSJT já enviou a solicitação do orçamento aprovado pelo Órgão Especial do TST, com os limites estabelecidos pela Secretaria de Orçamento e Finanças, e destacou que todos os esforços foram empreendidos para um cenário orçamentário mais satisfatório em 2017.

"Nosso trabalho agora é lutar para que o montante que solicitamos ao governo seja aprovado," destacou. Ele disse ainda que estão em análise emendas que, se aprovadas, ajudarão a melhorar o cenário. "Temos que estar unidos, TST, CSJT, Coleprecor e TRTs. Peço que deixem o trabalho ser feito de forma nacional, para que sejam aprovadas emendas que possam ser utilizadas posteriormente por todos," salientou. Provimento de cargos

Ao longo da reunião, Ives Gandra também esclareceu pontos relativos ao provimento de cargos para os TRTs. Ele informou que, do ponto de vista orçamentário e do ponto de vista do números de servidores e magistrados necessários para atender a demanda, foi liberada uma autorização para realizar o procedimento. Entretanto, o prazo para informar ao CSJT do número de vagas necessárias para serem providas não foi cumprido por todos os Regionais. "Quem nos enviou o pedido no tempo e forma estipulado foi atendido com o orçamento que tínhamos disponível."

Ele informou que o CSJT tem perspectivas de elaborar um projeto único para criação de cargos, conforme a demanda de toda a Justiça do Trabalho. A ideia é que o projeto seja enviado à Câmara no próximo ano. Depósitos recursais

Ives Gandra ressaltou ainda o trabalho que está sendo realizado para reajustar o percentual de remuneração que incide sobre o saldo médio mensal dos depósitos judiciais da Justiça do Trabalho. Segundo ele, a comissão responsável pelas negociações conseguiu avançar significativamente na fixação do percentual remuneratório, que, em regra, poderá ser dobrado no próximo ano.

 

Nova gestão do Coleprecor toma posse

Por Rosemary Araujo, da Ascom do TRT-16

Na tarde desta quarta-feira (23/11), também na 8ª Reunião Ordinária do Coleprecor, o presidente do TRT da 16ª Região (MA), desembargador James Magno Araújo Farias, tomou posse como presidente do Colégio, para a gestão do ano de 2017. Em solenidade realizada no Auditório dos Ministros do TST, também foram empossadas a corregedora regional do TRT da 12ª Região (SC), desembargadora Maria de Lourdes Leiria, no cargo de vice-presidente da instituição, e a presidente e corregedora regional do TRT da 23ª Região (MT), desembargadora Maria Beatriz Theodoro Gomes, como secretária-geral. O novo corpo diretivo foi eleito por aclamação no último dia 19/10.

O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, que deixa a presidência do Coleprecor, agradeceu o apoio das equipes do TST e do TRT-15 e de todos os colaboradores que participaram da administração do Colégio em 2016. Disse que deixa o comando da entidade "feliz por ter podido contribuir". Em seguida, deu posse ao desembargador James Magno, afirmando que deixa o Coleprecor "em mãos competentes e honradas".

Em seu discurso de posse, o desembargador James Magno fez um breve histórico do Coleprecor, criado em outubro de 1996 para buscar sempre o aperfeiçoamento da prestação da tutela jurisdicional trabalhista. Ele afirmou que conhece "a responsabilidade que assume com esta nova missão institucional, em tempos de ataques à Justiça Trabalhista e de cortes orçamentários", destacou a função da Justiça do Trabalho na pacificação dos conflitos trabalhistas e na defesa dos direitos sociais e, finalizando, defendeu uma atuação conjunta do colegiado, com o objetivo de fortalecer a JT.

Desembargador Lorival apresenta relatório de gestão

O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, apresentou nesta quarta-feira, 23/11, na 8ª Reunião Ordinária do Coleprecor, um relatório de sua gestão à frente da entidade no ano de 2016. Quando Lorival assumiu o comando da instituição, em novembro de 2015, ao lado dos colegas Beatriz de Lima Pereira, corregedora da 2ª Região, como vice-presidente, e James Magno Araújo Farias, à época corregedor da 16ª Região e atualmente presidente daquela Corte, como secretário-geral, os desafios estavam escancarados: uma crise política, social e econômica sem precedentes, com inúmeros problemas vivenciados pelo Poder Judiciário, em especial pela Justiça do Trabalho, que, ao longo do ano, foi obrigada a contornar um corte orçamentário discriminatório, convivendo ainda com o recrudescimento na sobrecarga de trabalho do magistrado e com o déficit de servidores, entre outras questões tormentosas.

Em formato de revista eletrônica, disponibilizada na internet, a publicação, intitulada Poder de Articulação: Coleprecor defende os interesses da Justiça do Trabalho em ano conturbado e se fortalece como entidade representativa dos 24 tribunais trabalhistas, traz as principais ações desenvolvidas pela entidade. Dividida em 12 tópicos, a revista detalha o trabalho de interlocução com os Poderes em defesa do Judiciário Trabalhista e a luta pela recomposição orçamentária. Também resgata os temas abordados, a participação dos ministros do TST e o conteúdo na íntegra de moções e notas públicas elaboradas. Os presidentes e corregedores dos tribunais receberam um pencard personalizado de 8 gigabytes , contendo o material em duas versões: link para web e em Portable Document Format (PDF).

 

Assessores de Comunicação da Justiça do Trabalho participam da reunião do Coleprecor

Por Rosemary Araujo (Ascom TRT16, MA)

O Coleprecor tratou de temas estratégicos em comunicação institucional com os assessores de Comunicação dos TRTs, na 8ª Reunião Ordinária da entidade, no intuito de traçar um plano de ações para a valorização da Justiça do Trabalho.

Na tarde da quarta-feira (23/11), os desembargadores se posicionaram sobre variados aspectos que a Justiça do Trabalho vem enfrentando ao longo de 2016, tais como ataques e cortes orçamentários, e solicitaram aos assessores de comunicação uma proposta para o plano de ações que o Coleprecor pretende implementar em 2017, em nível nacional. Para balizar esse trabalho, os magistrados ofereceram um direcionamento inicial para a definição das estratégias necessárias.

Os assessores se reuniram em seguida e elaboraram uma proposta inicial, que foi apresentada pelo presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), Edney Martins, assessor de Comunicação do TRT8 (PA e AP), aos desembargadores na manhã desta quinta (24/11). Após a apresentação, o novo presidente do Coleprecor, desembargador James Magno Araújo Farias, abriu o debate para que os demais desembargadores contribuíssem com informações relativas às suas realidades locais e com sugestões para o aperfeiçoamento da proposta apresentada pelos assessores.

Após as manifestações, concluiu-se, basicamente, que a Justiça do Trabalho deve se fazer conhecer. Com esta definição, os assessores de Comunicação partem para a elaboração do plano de ações solicitado pelo Coleprecor. As articulações serão encaminhadas pela Comissão de Comunicação do Coleprecor junto aos assessores dos TRTs.

Comissão de Comunicação do Coleprecor – Na ocasião, a Comissão foi redefinida, devido à mudança de gestão do Colégio para 2017, e, agora, está composta pelos desembargadores Júlio Bernardo do Carmo (presidente do TRT3, MG), Beatriz Renck (presidente do TRT4, RS), Maria Adna Aguiar do Nascimento (presidente do TRT5, BA), Maria José Girão (presidente do TRT7, CE), Suzy Elizabeth Cavalcante Koury (presidente eleita do TRT8, PA e AP), James Magno Araújo Farias (presidente do TRT16, MA) e Thenisson Santana Dória (presidente eleito do TRT20, SE).

Unidade Responsável:
Comunicação Social