Presidente do TRT-15 participa de evento nacional dos agentes de segurança do Judiciário Federal

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães,
com informações de Caroline P. Colombo, da Assessoria de Imprensa da Agepoljus

O presidente do TRT da 15ª Região e do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), desembargador Lorival Ferreira dos Santos, participou nesta quinta-feira, 18 de agosto, da solenidade de abertura do X Seminário Nacional dos Agentes de Segurança do Judiciário Federal. Realizado no auditório do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, em São Paulo, capital, o evento segue até esta sexta, 19, reunindo servidores de diversos tribunais do País para debater a implantação "de uma cultura de segurança para o bom funcionamento do Judiciário", conforme assinalou o presidente da Associação Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário da União (Agepoljus) – que promove o seminário –, Edmilton Gomes.

Em seu pronunciamento, Lorival falou sobre o Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estuda critérios para melhorar a segurança no Judiciário. O desembargador enfatizou a necessidade de qualificação dos agentes, que, acrescentou o magistrado, devem estar sempre munidos dos equipamentos necessários ao exercício de suas funções.

Além de Lorival e Edmilton, compuseram a mesa de abertura, entre outras personalidades, os desembargadores Silvia Regina Pondé Galvão Devonald, Maria Adna Aguiar do Nascimento e Mário Alberto Simões Hirs, presidentes, respectivamente, dos TRTs da 2ª e da 5ª Região (BA) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) baiano. "Hoje nós podemos dizer que os agentes se profissionalizaram e tem executado suas funções com primor", afirmou Silvia Devonald. Já sua colega Maria Adna enfatizou que "há tempos não havia uma visibilidade tão grande na questão da segurança do Judiciário".

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), José Aristéia, que também fez parte da mesa, sublinhou que os agentes estão engajados "na busca da construção de uma cultura da segurança do Poder Judiciário Federal".

Unidade Responsável:
Comunicação Social