Presidente do TRT da 15ª Região participa de evento em comemoração aos 128 anos da Abolição da Escravatura
Por Paula Carriel,com informações de Rejane Romano
O presidente do TRT15, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, participou na última sexta-feira (13/05), das comemorações e reflexões sobre do Dia da Abolição da Escravatura, no campus da Faculdade Zumbi dos Palmares. O evento teve como palestrante e homenageado o ministro Marco Aurélio de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal). Durante as comemorações também foram anunciadas novidades no mercado de trabalho para os estudantes da instituição.
Além do mininstro Marco Aurélio, foram agraciados com a Medalha do Mérito Cívico Afro Brasileiro, comenda entregue às pessoas que trabalham pela inserção do negro na sociedade, Ruy Martins Altenfelder, presidente de honra do CIEE, e Carmem Dora, presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB/SP. Marco Aurélio, o grande homenageado da noite, recebeu a medalha de Grã Cruz de alunos do curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares. Em agradecimento o representante da suprema corte falou aos alunos que "o sucesso depende, acima de tudo, da transpiração, e o aperfeiçoamento é infindável", aconselhou.
O ministro discorreu sobre tema "Liberdade e Justiça". Em sua fala sobre diversas leis implementadas no Brasil, ele fez um panorama desde o período pós abolição até os dias atuais. Mello, atribuiu à ganancia um dos motivadores para o período escravocrata. "A luta pelo dinheiro não tem limites, mesmo que degrade a vida humana. Isso porque o ser humano não se vê como igual e não respeita as diferenças. Assim aconteceu com o negro e com o indígena. A escravidão é uma mancha que jamais será esquecida", destacou o ministro.
Segundo o desembargador Lorival, "este é um dia para reflexões, pois precisamos conscientizar toda a comunidade a respeito da importância dos afrodescendentes. Há uma dívida histórica do Brasil para com os afrodescendentes e creio que todos os dias devemos com palavras e manifestações exaltar esta parcela da população. No âmbito do Tribunal Regional do Trabalho nós tivemos a iniciativa de implantar as cotas raciais, porque mesmo com pessoas contrárias nós podemos contribuir para pagar esta dívida", refletiu o presidente da 15ª.
O evento contou com a presença de autoridades e personalidades envolvidas com a causa negra, como a vice-presidente da Coca-Cola Brasil, Claudia Lorenzo, o secretário da Igualdade Racial da cidade de São Paulo, Maurício Pestana, a representante do banco Bradesco Regina Aparecida Gomes, e o presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Ivan Lima, entre outros.
"Acho importantíssima a comemoração de uma data de um lado alegre e de outro lado triste . Triste porque lembra um período onde não houve a igualdade e alegre porque há 128 anos a liberdade passou a existir para todos. A Zumbi dos Palmares faz muito bem em todo ano relembrar este feito que é muito significativo para todos nós brasileiros", avalia o presidente de honra do CIEE, Ruy Martins Altenfelder.
É uma honra estar aqui, principalmente pela homenagem ao ministro Marco Aurélio de Mello. Tudo que é feito para representar a presença do afro- brasileiro na sociedade é importante e crescente", refletiu Adolfo Bolivar, representante da Associação Comercial de São Paulo.
"Estou aqui não só em nome da Coca-Cola Brasil, mas sim representando a todas as empresas envolvidas com a questão racial. Estamos fazendo o nosso dever para que o Brasil seja um pais de igualdade", afirmou Claudia Lorenzo.
- 7 visualizações