Programa Jornada aborda caso Shell/Basf

Conteúdo da Notícia

Poluição, descarte inadequado de resíduos, rompimento de barragens, contaminação do solo. Esses são alguns exemplos de danos ao meio ambiente causados, principalmente, pela indústria. Em algumas situações, a conduta inadequada ou omissa de empresas pode resultar em verdadeiras tragédias, com consequências para toda a sociedade. A reportagem especial do programa Jornada desta semana relembra alguns casos que causaram sérios prejuízos à natureza e também tiveram impacto na vida de muitos trabalhadores. Em episódio de repercussão nacional, que se iniciou com Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho em 2007 e prosseguiu com sentença condenatória pela 2ª Vara do Trabalho de Paulínia, mantida pelo TRT-15 (anos 2011 e 2012), centenas de ex-trabalhadores da Shell em Paulínia, e seus familiares, tiveram garantidas indenizações e tratamento médico em virtude dos efeitos da contaminação do solo e dos lençóis freáticos da região da fábrica daquela multinacional a partir dos anos 1970. Firmava-se ali, para a comunidade jurídica, o "Caso Shell", que posteriormente foi objeto de acordo no TST, em Brasília (já em 2013), envolvendo também as empresas Raízen e Basf. Esse enredo trabalhista acabou por destinar um significativo aporte indenizatório a entidades de pesquisa e medicina, sendo que uma das beneficiadas foi o Hospital de Câncer de Barretos, destinatário de R$ 70 milhões. A reportagem traz entrevistas com o procurador do trabalho Ronaldo Lira, com a desembargadora do TRT-15 Maria Inês de Cerqueira César Targa, titular da 2ª VT de Paulínia na época, e com ex-funcionários da empresa.

No quadro Direitos e Deveres vamos saber quais são as dúvidas trabalhistas do pintor automotivo e do proprietário da oficina. Quem vai dar as respostas é um juiz de Macapá, no Amapá. O programa mostra, ainda, reportagem sobre a compensação por serviços voluntários: em que situações o empregado pode faltar ao serviço sem ter o salário descontado? E, em Brasília, no quadro Jornada Extra, a rotina de uma servidora do TST que participa de projetos de resolução de conflitos por meio da Constelação Familiar.

O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às terças-feiras, às 7h, quartas-feiras, às 19h30, e quintas-feiras, às 7h. Todas as edições também podem ser assistidas pelo canal do TST no YouTube.

Unidade Responsável:
Comunicação Social