Servidores fazem capacitação para ministrar aulas no próprio Tribunal

Conteúdo da Notícia

Por João Augusto Germer Britto

A Escola Judicial da 15ª capacita nesta 6ª feira (02/09), em período integral, cerca de quarenta servidores que já se ativam ou pretendem atuar como professores em cursos presenciais ou a distância do Tribunal.

Os alunos integram turma da "Formação de docentes em pedagogia do trabalho", comandada pela professora Acácia Zeneida Kuenzer, que iniciou seu vínculo com a Ejud15 em 2012, mas já colaborava com outras Escolas de TRTs desde 2006. Acácia é doutora em Educação pela PUC/SP, professora aposentada da UFPR e em exercício na Universidade Feevale, de Novo Hamburgo/RS, além de pesquisadora em Trabalho e Educação atuante junto ao CNPq.

Após solicitar breve apresentação dos alunos – a maioria da área de TI do TRT15 -, Kuenzer explicou que o objetivo do curso é "iniciar o processo de preparação para atividades de docência, para que sejam identificados princípios do projeto pedagógico da Escola Judicial". Para a professora, "a docência é um ato criativo e, assim, a aula é uma construção que termina por ser uma relação social" ; ela lembra que, partindo-se de fundamentos estudados, a aula é planejada mas "existem ajustes necessários, feitos com base no perfil da turma de alunos; ser professor não é se apegar ao texto do power point e dele não se afastar".

Os alunos testemunhariam uma exposição dialogada, com exercícios práticos posteriores para que, ao final, consigam elaborar um pequeno curso construído a partir de um "modelo mental".

Unidade Responsável:
Comunicação Social