Tribunal desvenda as cores e luzes de André Peticov até o dia 28 de outubro

Conteúdo da Notícia

Por João Augusto Germer Britto

"Valsa", "Revela" e "Sonho" são três das mais recentes e belas obras que André Peticov, artista plástico, trouxe ao TRT 15ª. Se você não viu, estique o tempo de almoço e confira uma exposição superlativa.

A vernissagem ocorreu ao final da tarde de ontem (20/09), no Espaço Cultural Eurico Cruz Neto, nome de um ex-presidente da Corte já aposentado e, diga-se, presente ao evento. Desembargadores, juízes, servidores, familiares e outros convidados testemunharam um trabalho que, como o próprio autor disse, proporciona ao visitante "abstrair das crises e esquecer dos problemas".

Apaixonado por flores, o artista é natural do Espírito Santo, autodidata e com múltiplos talentos. Iniciou sua arte aos 14 anos, quando outros dois irmãos seus já atuavam na área. Peticov se notabilizou também por criar, a partir da década de 1970, capas de discos, com destaque para Rita Lee, Os Mutantes, O Terço, 14 Bis, Cássia Eller e outros. Concebeu também cenários com efeitos especiais para shows.

A desembargadora e curadora do Espaço, Maria Madalena de Oliveira, lembrou da parceria com a juíza Marina Zerbinatti, "que acabou por sugerir o nome de André e coordenar todo o trabalho preparatório, do qual fui informada passo a passo, razão pela qual coube a mim dar boas vindas e agradecer a presença honrosa de todos". Maria Madalena reverenciou o desembargador presidente Lorival Ferreira dos Santos, "que sempre nos prestigiou e deu autonomia", e citou que, diante de tempos difíceis para a Justiça trabalhista, é necessário "uma pausa para o belo, e esta exposição é bálsamo para olhos, corações e mentes".

A juíza Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, "madrinha" da exposição, mencionou as características principais da obra de Peticov, seu trabalho extenso e variado e suas habilidades estéticas. Noticiou que o artista "é antenado com as mudanças tecnológicas, mas se diz analógico, por gostar de sentir o manuseio de seus materiais, que é de onde vêm sua diversidade". Marina, satisfeita, referiu-se ao que via ali como uma "miscelânea de sentimentos, inspiração e criatividade".

O desembargador Lorival cumprimentou seus pares e o restante do público. Mencionou os "belíssimos quadros", agradeceu a Peticov e disse que "o Espaço tem recebido artistas grandiosos". O magistrado pontuou que, "além de julgar processos, o Tribunal sabe apreciar a arte e particularmente estes quadros, razão pela qual fico muito feliz de compartilhar esta exposição e declará-la aberta".

Por opção pessoal, o artista não falou. Se sabia ou não, seu silêncio confirmou típico caso de o conjunto criativo alcançar uma mensagem já plena e suficiente.

Também compareceram ao evento, pelo TRT 15, os desembargadores Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes (vice-presidente judicial), José Otávio de Souza Ferreira (ouvidor da 15ª e presidente do Coleouv), Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla (vice-ouvidora), Fernando da Silva Borges, Samuel Hugo Lima, Edmundo Fraga Lopes e Erodite Ribeiro dos Santos De Biasi, os juízes auxiliares Firmino Alves Lima e Levi Rosa Tomé (da Presidência) e Andréa Guelfi Cunha (da Vice-Presidência Judicial), a desembargadora aposentada e ex-presidente da 15ª Eliana Felippe Toledo e eclético grupo de servidores.

Unidade Responsável:
Comunicação Social