Tribunal e OAB Campinas lançam Manual Simplificado do Processo Judicial Eletrônico

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães

"Quem gostaria de voltar ao papel? Quem gostaria de voltar aos tempos em que só se tinha acesso aos processos no horário de funcionamento dos fóruns? O Processo Judicial Eletrônico, o nosso PJe, pôs fim a isso. Agora é possível acessar os autos a qualquer hora, de qualquer lugar, sem precisar se deslocar até a unidade em que a ação tramita. O PJe, além de tudo, contribui de maneira importante para a melhoria da mobilidade urbana. Não há como contestar o custo-benefício do sistema", provocou o presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, na cerimônia de lançamento do Manual Simplificado do PJe. Realizada no Fórum Trabalhista de Campinas, na manhã desta quarta-feira, 5 de outubro, a solenidade reuniu magistrados, advogados e servidores para conhecer a publicação que esclarece eventuais dúvidas e explica o "passo a passo" do sistema que está pondo fim ao uso do papel no Judiciário brasileiro.

Desenvolvido pela diretora do Fórum Trabalhista, juíza Ana Cláudia Torres Vianna, e pelo vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB Campinas, Antonio Carlos Galvão Moura, com a colaboração de servidores da 6ª Vara do Trabalho (VT) de Campinas, da qual Ana Cláudia é titular, e de outros membros da Comissão, o manual foi elaborado a partir de dúvidas frequentes encaminhadas por advogados às Centrais de Atendimento do PJe instaladas no próprio Fórum e no edifício-sede do TRT, também em Campinas. São 43 itens redigidos em linguagem didática e que tratam, por exemplo, do cadastramento do advogado no 1º e no 2º grau de jurisdição, download de arquivos e da íntegra do processo, consulta à pauta, para saber se já há audiência designada na ação, problemas com escaneamento e geração de documentos em arquivo PDF.

A publicação também traz informações a respeito das normas do TRT-15 e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) relacionadas ao PJe, bem como dos programas e do sistema operacional necessários ao acesso ao sistema. Informa ainda os telefones por meio dos quais é possível esclarecer dúvidas ainda não contempladas pelo próprio manual – o serviço inclui números para ligações gratuitas, o Atendimento PJe da 15ª (0800 777 4344) e o de nível nacional (0800 200 6272).

Parceria

"Sempre me espelho no artigo 133 da Constituição Federal, que erige o advogado à condição de elemento indispensável à administração da Justiça", disse também o desembargador Lorival. "Desde o início de minha carreira, cultivei com a nobre classe dos advogados um relacionamento ímpar, tanto que, em meus 16 anos como magistrado de 1ª instância, lidei apenas com uma única ação correicional, e nenhum mandado de segurança. Atuei, em todo esse tempo, com a firmeza necessária, mas sempre permitindo a dialética, até porque é a falta de interlocução, a falta de diálogo, que propicia a ocorrência de equívocos. Acredito que essa filosofia, a do diálogo, é a que caracteriza a relação entre a Magistratura Trabalhista e a Advocacia aqui em Campinas, como de resto em toda a 15ª Região. Prova disso é que o presidente da OAB Campinas, Daniel Blikstein, aqui presente, é membro do Comitê Gestor Regional do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho no Âmbito do TRT-15, instituído pelo Tribunal."

Em seu pronunciamento, Blikstein afirmou que o manual "é a realização de um sonho, de um ideal". Ele ressaltou que, apesar do lançamento da publicação, as Centrais de Atendimento do PJe no Fórum Trabalhista de Campinas e na sede do TRT serão mantidas. "São pontos de apoio muito importantes para os colegas advogados e para os estagiários de direito. Deram tão certo que resolvemos instalar uma unidade em moldes semelhantes também na Justiça Estadual."

A juíza Ana Cláudia enfatizou que o manual foi escrito em linguagem simples, para ajudar na solução de problemas corriqueiros, que podem surgir no cotidiano de advogados e de outros usuários do sistema. "Pequenas atitudes às vezes resultam em grandes mudanças", sublinhou. Segundo Galvão Moura, desde que a Central de Atendimento do PJe no Fórum Trabalhista de Campinas foi criada, em outubro de 2014, quase 3 mil advogados já foram atendidos na unidade. O advogado informou também que, nesta sua 1ª edição, o Manual Simplificado do Processo Judicial Eletrônico conta com 2 mil exemplares, produzidos com o patrocínio de empresas privadas, "sem custo tanto para o TRT quanto para a OAB Campinas". Além disso, acrescentou Moura, a íntegra da publicação estará disponível para download gratuito, em arquivo PDF, nos sites das duas instituições.

A solenidade também contou com a presença dos desembargadores Tereza Aparecida Asta Gemignani, da 1ª Turma do TRT-15, e Samuel Hugo Lima, presidente da 3ª Turma, e dos juízes Firmino Alves Lima, titular da 2ª VT de Sorocaba e diretor do Fórum Trabalhista da cidade, além de juiz auxiliar da Presidência do TRT, e Rita de Cássia Scagliusi do Carmo, titular da 10ª VT de Campinas.

Mais de um milhão de processos eletrônicos

Primeiro regional trabalhista de grande porte a concluir a implantação do PJe em todas as unidades de 1ª instância – em 2 de julho de 2014 –, o TRT-15 é, atualmente, o de maior número de processos eletrônicos em trâmite, entre todas as cortes da Justiça do Trabalho brasileira. No último dia 4 de julho, a 15ª Região atingiu a marca de 1 milhão de processos eletrônicos ajuizados, nos dois graus de jurisdição, e, em 30 de setembro passado, chegou a 1.024.620 na 1ª instância e 115.256 na 2ª, totalizando 1.139.876, segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) da Corte.

Só na 15ª já são mais de 106 mil advogados cadastrados para o uso do sistema no 1º grau, além de aproximadamente 43 mil no 2º.

Unidade Responsável:
Comunicação Social