Tribunal homenageia servidores aposentados, reconhecendo o trabalho que dedicaram à instituição

Conteúdo da Notícia

Por João Augusto Germer Britto

Viu-se uma alegria diferente estampada nos rostos de desembargadores e de todo o público que compareceu à homenagem aos servidores aposentados Edmilson Santos de Miranda e Suna Dorelli da Silva Mello, no início da tarde desta 2ª-feira (29/08), no Plenário do Tribunal. Cada um deles foi agraciado com a Medalha Ouro, insígnia que pertence à Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região. Os sorrisos eram um sinal claro de concordância.

Mais de trinta desembargadores cumprimentaram e aplaudiram os homenageados, que foram prestigiados ainda por familiares e colegas de trabalho, bem como por juízes auxiliares da Administração do Tribunal e que se ativam no 1º grau.

Edmilson atuou por mais de 36 anos no Judiciário Trabalhista (incluindo a 2ª Região) e Suna por mais de 26 anos (exclusivos na 15ª), encerrando suas carreiras como secretário do Tribunal Pleno e assessora de Apoio aos Magistrados, respectivamente; eram diretamente subordinados às presidências que passaram pelo Tribunal.

Coube então ao presidente da 15ª, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, entregar as medalhas aos homenageados, que em seguida se pronunciaram brevemente. Edmilson reproduziu uma mensagem enviada por e-mail quando se aposentou, em junho passado, destacando "sua felicidade com essa conquista que é a aposentadoria"; ele se referiu a uma "agradável sensação de dever cumprido, e, se tudo deu certo, é porque sempre estive muito bem acompanhado"; citou sua realização, orgulho e gratidão por ter exercido suas funções na 15ª Região, para encerrar dizendo que "valeu a pena cada dia".

Suna verbalizou uma mensagem de Carlos Drumond de Andrade (do livro "Os dias lindos"): "O importante não é estar aqui ou ali, mas ser. E ser é uma ciência delicada, feita de pequenas observações do cotidiano, dentro e fora da gente. Se não executamos essas observações, não chegamos a ser: apenas estamos, e desaparecemos". Emocionados, ambos não se cansaram de agradecer à Presidência, aos desembargadores, juízes e servidores. Eram dois corações visivelmente pulsantes.

O juiz Luís Rodrigo Fernandes Braga, presidente da Amatra XV, lembrou "a excelência profissional deles, que viveram intensamente o Tribunal e sempre atenderam aos juízes muito bem, dedicando amor e competência ao trabalho".

O desembargador Lorival falou por último. Disse que "num momento em que a Justiça e o Direito do Trabalho estão na ordem do dia, enfrentando dificuldades, é sempre muito auspicioso poder falar de servidores que engrandeceram muito a instituição". A respeito de Suna, Lorival ressaltou sua "elegância e dedicação no difícil trabalho de designações e redesignações, que a fizeram passar incólume a reclamações de juízes". Sobre Edmilson, o presidente mencionou "uma daquelas pessoas que eram um arquivo vivo, esclarecendo dúvidas e alertando quando necessário; tinha também elegância, discrição e competência, do alto de sua sabedoria".

Lembrando do valor de outros aposentados da magistratura e do funcionalismo, Lorival saudou "o amor e a dedicação de quem se prepara para seu trabalho", afirmando que a homenagem era "o pouco que o TRT pode fazer diante de uma contribuição valiosíssima e exemplar, simbolizada no agradecimento especial da data".

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

 

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social