TRT-15 recebe visita de alunos da primeira turma de Direito da Universidade São Francisco, em Itatiba
Por Willians Fausto
Primeira turma do curso de Direito da Universidade São Francisco, campus de Itatiba, um grupo de 32 alunos do 9º semestre conheceu, nesta quarta-feira (1º/6), as dependências do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. A visita integra a programação de atividades da Escola Judicial que tem, entre as atribuições, a missão de promover o diálogo entre o Tribunal e a sociedade civil, além de divulgar estudos relacionados ao Direito do Trabalho.
Do Plenário ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura, o trajeto pelas dependências das sedes judiciária e administrativa do Tribunal permitiu aos alunos um primeiro contato com a prática da Justiça do Trabalho.
"Os alunos costumam ter um grande fascínio por Direito Penal, mas nem tanto pelo Direito do Trabalho. Cabe ao professor mostrar o quão encantador e diverso é o universo trabalhista", afirma a professora Sabrina Moschini. Ela explica que a visita ao Tribunal é uma ferramenta importante no trabalho de esclarecimento sobre os caminhos abertos aos profissionais que se dedicam às causas trabalhistas.
No plenário do Tribunal, o primeiro a conversar com os alunos foi o diretor da Escola Judicial do TRT-15, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani. Ele iniciou o diálogo falando justamente sobre a paixão pelo Direito do Trabalho. Durante o segundo ano de graduação, ele iniciou sua trajetória profissional como estagiário de um banco, auxiliando em questões trabalhistas. Após a graduação, foram mais dez de advogacia e outros 26 de magistratura. "Tenho tempo de trabalho suficiente para me aposentar. Mas sigo trabalhando porque sou um apaixonado pelo Direito do Trabalho, pela possibilidade de trabalhar diariamente para preservar a dignidade do trabalhador", afirmou.
Ainda no Plenário, por meio de apresentação do juiz auxiliar da Presidência do TRT-15, Firmino Alves Lima, os estudantes puderam conhecer parte da estrutura e das atividades realizadas na 15ª Região. "Recebê-los em nosso Tribunal muito nos orgulha, pois vocês serão o futuro desta instituição, seja como juízes, procuradores, servidores, advogados ou procuradores", afirmou.
Além do diálogo com os dois magistrados, os alunos assistiram a julgamentos da 1ª Seção de Dissídios Individuais, presidida, regimentalmente na ocasião, pelo desembargador Luiz Antonio Lazarim. "Aqui vocês acompanharão julgamentos de mandados de segurança, mais especificamente mandados de segurança que tratam da apreensão e da restrição de bens", esclareceu. Ele também lembrou aos alunos a importância de conhecerem o regimento interno do Tribunal, assim como se familiarizarem com as novas tecnologias da Justiça do Trabalho, sobretudo o Processo Judicial Eletrônico.
Paixão pelo Direito do Trabalho
Uma das alunas encantadas com o universo trabalhista, a estudante Valéria Gozeloto já iniciou sua trajetória profissional no Direito do Trabalho. "Sou professora de formação e procuro utilizar os conhecimentos em Direito do Trabalho para ajudar na formação e emancipação dos meus alunos", afirma. Para o segundo semestre, além do trabalho de conclusão de curso, ela participará de um projeto de pesquisa sobre formação profissional e erradicação do trabalho infantil em uma comunidade de quilombolas de Itatiba.
- 7 visualizações