TRT inaugura nova sede da Vara do Trabalho de Santa Bárbara d'Oeste nesta terça-feira (19/4)

Conteúdo da Notícia

Por Marcela Rezende

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), desembargador Lorival Ferreira dos Santos, inaugura nesta terça-feira (19/4), a nova sede da Vara do Trabalho (VT) de Santa Bárbara D'Oeste, situada na Rua General Osório nº 83, Centro. Entre as demais autoridades e personalidades que deverão prestigiar a cerimônia, que acontece às 11 horas, estão a desembargadora Thelma Helena Monteiro de Toledo Vieira, o juiz titular da Vara do Trabalho de Santa Bárbara D'Oeste, Renan Ravel Rodrigues Fagundes, o presidente da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Frank Vinicius Cones, e o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, Lívio Enescu.

A VT passa a ocupar um novo prédio comercial, alugado pelo TRT, com dois pavimentos, térreo e superior, cada um com cerca de 439 metros quadrados, totalizando 878,70, incluindo uma segunda sala de audiências. A unidade dispõe ainda de rampas de acessibilidade, elevador e dois sanitários adaptados para pessoas com deficiência. O novo prédio fica a cerca de 800 metros do atual, com fácil acesso por meio do transporte público. O imóvel que está sendo desocupado, além de ser menor (conta com área total construída de aproximadamente 668 metros quadrados), está em condições precárias. A VT, que suspendeu o atendimento ao público no dia 13 de abril, para a mudança, volta a funcionar normalmente no próprio dia da inauguração.

"Somente com uma Justiça Laboral mais bem aparelhada pode-se pensar em efetividade plena na prestação jurisdicional e duração razoável do processo trabalhista, como dispõe a Constituição Federal", salienta o presidente Lorival.

No município de Santa Bárbara D'Oeste residem mais de 190 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2015.

Um pouco da história do município-sede da Vara do Trabalho

No início do século XIX, sesmarias começaram a ser vendidas ao redor de uma estrada construída para fazer a ligação entre Campinas a Piracicaba (naquela época, Vila de São Carlos de Campinas e Freguesia de Santo Antônio de Piracicaba). As terras, próximas de cursos d'água, eram ideais para plantação de cana-de-açúcar. Margarida da Graça Martins e sua família estabeleceram-se naquela região em 1817, formando engenho e patrocinando a construção de uma capela em homenagem a Santa Bárbara, o que originou a fundação da cidade, em 4 de dezembro de 1818.

Da mesma forma que Americana, Santa Bárbara D'Oeste recebeu influência norte-americana, com a chegada dos imigrantes, em 1867, após a Guerra de Secessão, contribuindo com novas tecnologias, principalmente agrárias, que impulsionaram a agricultura. Em 1877, a produção de açúcar ganhou novo impulso, sendo realizada em grande escala. Outras usinas foram fundadas na região e no início do século XX, Santa Bárbara já era conhecida como a "Pérola Açucareira".

O município ainda mantém a produção agrícola e açucareira como referência, contudo transformou-se em um importante polo industrial e comercial, que hoje integra a Região Metropolitana de Campinas. Ao lado de Americana, Nova Odessa, Hortolândia e Sumaré, responde pela maior parte da produção de tecidos do país. (Cidades e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara D'Oeste: www.santabarbara.sp.gov.br)

Unidade Responsável:
Comunicação Social