TRT15 é representado na abertura do ano judiciário no STF e no TST

Conteúdo da Notícia

Com informações da Secom do STF

O presidente do TRT15, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, o corregedor regional, Gerson Lacerda Pistori, e o secretário-geral da Presidência, Evandro Luiz Michelon, compareceram na cerimônia que marcou a abertura do Ano Judiciário de 2016, em sessão solene no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada nesta segunda-feira (1º de fevereiro). Os representantes da 15ª também estiveram presentes à solenidade de abertura do Ano Judiciário no Tribunal Superior do Trabalho (TST) que ocorreu na mesma data.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, e contou com a presença dos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, respectivamente o senador Renan Calheiros e o deputado federal Eduardo Cunha, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coelho, e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entre outras autoridades. A sessão teve abertura com a execução do Hino Nacional, feita pela banda do Corpo de Fuzileiros Navais. Durante discurso, o ministro Lewandowski lembrou que o evento marca, do ponto de vista protocolar, o início dos trabalhos do STF em 2016 e, simbolicamente, formaliza a abertura do ano judiciário em todo o país.

TST destaca consolidação do processo eletrônico na sessão de abertura do ano judiciário

Com informações da Secom do TST

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Barros Levenhagen, abriu nesta segunda-feira (1º) o ano judiciário de 2016 ressaltando a expansão e a consolidação do processo judicial eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em todo o Brasil. "A plena utilização do PJe na Justiça do Trabalho vem superando todas as expectativas criadas desde o início da sua implantação", afirmou. "O sistema tem revelado diariamente números verdadeiramente impressionantes". O evento também contou com a presença dos desembargadores Lorival Ferreira dos Santos e Gerson Lacerda Pistori, além do secretário-geral da Presidência, Evandro Luiz Michelon.

Segundo o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), atualmente tramitam eletronicamente cerca de 5,6 milhões de processos no primeiro e segundo graus. "São aproximadamente 800 mil advogados, 42 mil servidores e 4.700 magistrados cadastrados que interagem com o Sistema PJe-JT, proferindo decisões, praticando atos, enfim, colaborando para a celeridade e eficiência da prestação jurisdicional em benefício da sociedade", assinalou.

Levenhagen destacou que o processo eletrônico está efetivamente instalado nos 24 Tribunais Regionais do Trabalho e em cerca de 98% de todas as unidades de 1º grau. Com a implantação nas Varas do Trabalho de Curitiba (PR), programada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região para 15/2, o sistema terá atingido 100% das Varas do Trabalho, à exceção daquelas que ainda não possuem infraestrutura de telecomunicações pública compatível com os requisitos mínimos exigidos. "O desafio agora será melhorá-lo continuamente, ampliando ainda mais os benefícios gerados", observou.

  •  
  •  
     
     
  •  
Unidade Responsável:
Comunicação Social