Acordo celebrado na sede do TRT põe fim a greve de trabalhadores que atuam em construção de rodovia

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

A Construtora Queiroz Galvão S/A e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada - Infraestrutura e Afins do Estado de São Paulo fecharam um acordo, nesta última quinta-feira, 13/7, em uma audiência realizada no TRT-15, conduzida pelo vice-presidente judicial, desembargador Edmundo Fraga Lopes, e que pôs fim à greve  (suspensa desde o dia 29/5) dos trabalhadores envolvidos nas obras dos lotes 3 e 4 da Nova Tamoios do Contorno, no litoral norte do estado de São Paulo. Uma das principais obras em andamento é o Contorno de São Sebastião, projetado para melhorar o escoamento do fluxo da Rodovia dos Tamoios até o Porto de São Sebastião. Os trabalhos contaram ainda com a participação do juiz auxiliar da Vice-Presidência Judicial, Renato Henry Sant'Anna. 

O acordo, só alcançado pelas partes numa segunda tentativa de conciliação, garante aos trabalhadores, em linhas gerais, um ganho no valor de R$ 2.500, a título de participação nos lucros ou resultados (PLR), além de um aumento no vale-refeição, que passa para R$ 390 a partir de maio (com as diferenças quitadas proporcionalmente com as folhas salariais de agosto, setembro e outubro de 2017).

Os representantes da empresa e dos empregados também concordaram, quanto aos dias parados, que serão compensados dois dias, nos feriados de 2 e 15 de novembro de 2017. Com relação à estabilidade, a empresa concordou em manter o período de 90 dias, a partir da suspensão da greve (29/5), com a reintegração dos dispensados, até 3/8/17, desde que exista a função no contexto da obra em andamento.

Unidade Responsável:
Comunicação Social