Acordo firmado no TRT põe fim à greve dos coletores de lixo de Piracicaba

Conteúdo da Notícia

Terminou em acordo a audiência de conciliação realizada nesta terça-feira (13/6) na sede do TRT-15, em Campinas, entre a Piracicaba Ambiental S/A e o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região e o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários, Fretamento, Usinas e Transporte de Cargas Secas e Molhadas de Piracicaba. O acordo pôs fim à paralisação dos coletores de lixo do município, que já durava três dias.

Os representantes dos trabalhadores e da empresa acolheram proposta apresentada pelo vice-presidente judicial do TRT, desembargador Edmundo Fraga Lopes, e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), representado pela procuradora Maria Stela Guimarães de Martin. Os termos do acordo deverão ser referendados amanhã pela assembleia dos trabalhadores.

Ao abrir a audiência, o desembargador Edmundo ressaltou o motivo inusitado do movimento dos trabalhadores, em prol da maior segurança e saúde no trabalho. A principal reivindicação dos sindicatos era a reposição dos veículos coletores e o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Além de assegurar a estabilidade no emprego por 60 dias, a Piracicaba Ambiental se comprometeu a repor a frota de veículos da empresa em até 210 dias, garantindo a reposição de um terço dos veículos em até 90 dias. As partes comprometeram-se a negociar de boa-fé medidas de controle dos equipamentos de segurança, incluindo o correto licenciamento dos veículos, bem como a conclusão dos acordos e/ou convenções coletivas em negociação. Foi acordado também que 50% das horas em que os trabalhadores estiveram paralisados serão compensadas, e as demais, abonadas.

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social