Agentes de segurança da 15ª participam de curso para utilização de pistola .40

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

Teve início na manhã desta segunda-feira, 23/1, o curso de Pistola .40, voltado para 21 agentes de segurança do TRT-15, com duração de 36 horas/aula e ministrado nas dependências do Comando de Policiamento do Interior 2 do Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo 190 (190-Copom-CPI 2), em Campinas. Na próxima sexta-feira, os agentes deverão participar de mais um curso, o de "pronto-socorrismo tático", num total de 8 horas/aula.

Na abertura do evento, o assessor de Segurança e Transporte do TRT-15, Cel Carlos de Carvalho Junior, agradeceu ao comandante do CPI 2 e responsável pelo curso ministrado aos agentes, Cel Marcelo Nagi, e destacou a importância da parceria com o Tribunal, por ceder o espaço e os instrutores para o curso. O coronel ressaltou ainda a "nova fase que o Tribunal está atingindo", com o aprimoramento de seus agentes.

O Cel Nagi recepcionou os 21 alunos dando ênfase à humildade, e afirmou que "ninguém sabe tudo, e todos nós trocamos experiências". O comandante salientou o "Método Giraldi" (Tiro defensivo na preservação da vida), que integra o programa, e ressaltou sua importância para quem atua com arma. Segundo o policial, o método, criado em meados da década de 1990 e que já é reconhecido internacionalmente, simula uma situação de rua, e prepara o agente para uma abordagem a uma pessoa que está praticando uma infração. Para os policiais, o curso tem duração de mais de dois meses, mas para os agentes do tribunal, o método deverá ser abordado de forma sucinta.

O desembargador Helcio Dantas Lobo Junior, membro da Comissão de Segurança do TRT-15, representando o presidente do regional, desembargador Fernando da Silva Borges, ressaltou a importância da Polícia Militar como guardiã do cidadão brasileiro, a quem rendeu sua gratidão e respeito. Com relação ao curso, o desembargador afirmou que para os agentes de segurança é "uma oportunidade de acrescentar ao conhecimento já adquirido o contato com a arma de fogo".

Ao longo desta semana, os 21 agentes do TRT-15, divididos em cinco equipes, deverão receber instruções teóricas e práticas, que vão da abordagem até o uso propriamente dito das pistolas Taurus .40, modelo 640, com capacidade para 11 tiros mais um, e da Taurus .40, modelo 840, com capacidade para 15 tiros mais um (para trabalho ostensivo). Cada agente deverá dar 200 tiros cada um, como treinamento prático. As 36 horas/aula do curso serão ministradas pelo 1º tenente Sergio Aparecido Fábio e pelo sargento Mario Alexsandro de Oliveira Rocha, ambos do CPI 2. Na sexta-feira, os agentes vão participar do curso "Pronto-socorrismo tático" de 8 horas/aula, ministrado pelo tenente-médico Joaquim Simões, que também é professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas). O professor é especialista em resgate aeromédico e em resgate médico da S.W.A.T.

Unidade Responsável:
Comunicação Social