Apoia 15 faz balanço de plano de ação e prepara novos multiplicadores

Conteúdo da Notícia

O Projeto Apoia 15, da Corregedoria Regional do TRT-15, reuniu nos dias 3 e 4 de maio, no auditório da sede administrativa, em Campinas, 10 diretores de varas do trabalho, e mais outros 12 servidores da Corregedoria, da Gestão de Pessoas, da Secretaria de Saúde e da Escola Judicial. Conduzido pela juíza auxiliar da Corregedoria, Maria da Graça Bonança Barbosa, o trabalho teve como principal objetivo um balanço com a participação de diretores de VTs que já tiveram experiência com o plano de ação do Apoia 15. Das 10 varas que participaram do encontro, sete já tiveram experiência positiva com o plano.

De acordo com a juíza Maria da Graça, pelo menos dois pontos do encontro devem ser destacados. O primeiro é o balanço feito com "o olhar dos diretores que tiveram uma experiência positiva com o plano de ação e que podem contribuir na identificação dos desafios que os demais diretores de secretaria têm para alcançar e manter seus resultados". O segundo ponto, segundo a magistrada, é transformar esses diretores que participam do encontro em novos "multiplicadores", capazes de passar suas experiências e dificuldades, para servirem de apoio aos outros 20 diretores que, em 2017, contarão com o plano de ação do Apoia 15.

Dentre os assuntos, os participantes falaram sobre objetivos, dificuldades e experiências adquiridas durante a execução do Plano, relacionamento com as partes, OAB e a Ouvidoria durante o cumprimento do plano, forma de tratamento das inconsistências, inclusive para os processos mais "urgentes". No que diz respeito aos recursos humanos, os diretores discutiram formas de divulgação dos objetivos, desenvolvimento profissional, e também problemas comuns como o estresse e a frustração dos servidores, e como motivar a equipe para reverter esse cenário.

Quanto ao ambiente de trabalho, os "multiplicadores" abordaram questões como organização física da secretaria, a aceitação e/ou resistência dos servidores e ainda os resultados práticos do plano.

Quanto ao item "acompanhamento da Corregedoria", os participantes trocaram experiências sobre o papel dos relatórios mensais enviados pela Corregedoria, se de fato auxiliam na execução do Plano de Ação, quais as informações mais úteis, se faltam informações, se são suficientes e quais outras poderiam ser acrescentadas.

Por fim, foram abordados tópicos sobre a atuação posterior à execução do Plano de Ação, particularmente sobre os possíveis obstáculos para se manter o resultado alcançado, quais os resultados alcançados, como as varas participantes do plano reagiram e, principalmente, qual a contribuição que poderá ser dada às novas varas que participarem do APOIA 15.

Por Ademar Lopes Junior

 
Unidade Responsável:
Comunicação Social