Atuação itinerante dos Cejuscs de Campinas beneficia 350 pessoas na VT de Atibaia

Conteúdo da Notícia

Os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus (Cejusc-JT) de Campinas, coordenados, respectivamente, pelas juízas Ana Claudia Torres Vianna e Kathleen Mecchi Zarins Stamato, estiveram na terça-feira, dia 17/10, na Vara do Trabalho de Atibaia para a realização de 152 audiências de mediação, que resultaram na homologação de 48 acordos e no pagamento de R$ 596.439,10 aos trabalhadores. A atuação itinerante dos Cejuscs beneficiou cerca de 350 pessoas.

As audiências foram realizadas simultaneamente em 10 espaços de mediação criados pela VT, com atuação de servidores da unidade e também dos dois Cejuscs, garantindo um percentual de conciliação de 31,58%. A juíza Kathleen destacou o envolvimento dos servidores da VT de Atibaia para o sucesso da iniciativa. "A equipe local participou ativamente do mutirão, sendo responsável por duas mesas de mediação".  Na avaliação da juíza Ana Claudia, a comunidade local gostou muito da proposta e sinalizou para solicitação de mais iniciativas semelhantes junto ao TRT. "Eram processos complexos, não exatamente escolhidos com foco na mediação. A maioria aguardava pauta de instrução, mas ainda assim conseguimos bons índices de acordo", comemorou.

Nos Cejuscs, as audiências de mediação são conduzidas por um servidor, treinado pela Escola Judicial da Corte, com atividade supervisionada pelo magistrado. Vinculados ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Nupemec), sob comando do desembargador José Otávio de Souza Ferreira, os Cejuscs – nove ao todo na jurisdição –, buscam contribuir para maior efetividade e celeridade da prestação jurisdicional, por intermédio da solução consensual construída pelas próprias partes em audiências de mediação e conciliação qualificadas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social