Corregedor ressalta criatividade de magistrados e servidores na abertura de mostra de boas práticas

Conteúdo da Notícia

Teve início na manhã desta terça-feira, 24/10, no auditório do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, a sexta edição da "Mostra de Boas Práticas", uma realização da Corregedoria Regional. Ao lado co corregedor da 15ª, desembargador Samuel Hugo Lima, compuseram a Mesa Alta os desembargadores Susana Graciela Santiso, vice-corregedora, Manoel Carlos Toledo Filho, diretor da Escola Judicial, e Maria de Lourdes Leiria, corregedora regional do TRT-12 (SC).

Dentre as autoridades que homenagearam o evento, estavam os desembargadores da 15ª Luiz Antonio Lazarim e Gerson Lacerda Pistori, que já atuaram como corregedores na 15ª, e também os desembargadores convidados Audaliphal Hildebrando da Silva, corregedor do TRT-11 (AM e RR); Auxiliadora Rodrigues, presidente e corregedora do TRT-21 (RN); Esequias de Oliveira, corregedor do TRT-5 (BA); Dalila Nascimento Andrade, corregedora eleita do TRT-5 (BA), Jane Granzoto Torres da Silva, corregedora do TRT-2 (SP); José Nascimento, corregedor do TRT-1 (RJ) e Maria de Lourdes Leiria, corregedora do TRT-12 (SC). Também prestigiaram o evento diversos juízes de primeiro grau da 15ª e de outros tribunais. Durante a solenidade de abertura, estiveram presentes ainda os desembargadores da 15ª, Claudinei Zapata Marques e Helcio Dantas Lobo Junior.

O corregedor Samuel Hugo Lima abriu o evento ressaltando uma das principais características do TRT-15, que é o de ser um "tribunal extremamente enxuto" no que diz respeito ao seu quadro de funcionários e juízes. Mesmo assim, ou até mesmo por isso, segundo o magistrado, uma marca desses funcionários e juízes é a criatividade, característica que também promove a realização das Boas Práticas.

O desembargador Samuel lembrou que as Boas Práticas é um evento festivo que tem como objetivo, entre outros, aproximar os servidores e magistrados das Varas do Trabalho espalhadas pelas oito Circunscrições da 15ª e, ao mesmo tempo, reconhecer, em forma de agradecimento, o valor dos atores responsáveis pelos bons resultados alcançados nos últimos anos.

A desembargadora Jane Granzoto, corregedora do TRT-2 abriu a programação do evento com sua palestra sobre os "Impactos da Reforma Trabalhista na atuação das Corregedorias". O tema, segundo a magistrada,  é "tortuoso e até mesmo espinhoso", uma vez que tudo que se tem sobre o assunto são estudos científicos especulativos a respeito da interpretação a ser dada à nova lei (Reforma Trabalhista)".

Entre outras atividades, foi proferida palestra pela juíza Márcia Cristina Sampaio Mendes, titular da 5ª VT de Ribeirão Preto, que abordou os impactos da reforma trabalhista nos procedimentos de secretaria de varas do trabalho.

Unidade Responsável:
Comunicação Social