Corregedoria realiza mais uma edição do Projeto Apoia 15

Conteúdo da Notícia

A Corregedoria Regional do TRT-15 promove nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24/3, mais um "Projeto Apoia 15", voltado a orientar e auxiliar as unidades de primeira instância que participam do Grupo Multidisciplinar. O evento, ambientado no auditório  da Escola Judicial, em Campinas, foi aberto pela juíza auxiliar da Corregedoria, Maria da Graça Bonança Barbosa, e contou com a participação de 34 juízes e 70 servidores (diretores, primeiro e segundo assistentes) de 26 Varas do Trabalho das oito Circunscrições.

A juíza Maria da Graça elogiou a expressiva adesão das VTs nesta edição do projeto e destacou a importância do debate constante com os integrantes das unidades na "construção diária" das soluções dos problemas comuns.

 Após a exibição de um vídeo institucional sobre o Apoia 15, com os avanços já alcançados, a magistrada apresentou os principais pilares do projeto, como sua missão de fiscalizar e orientar os procedimentos de trabalho nas VTs para assegurar a qualidade dos serviços. Para 2017, o projeto deverá ser ampliado, e, além de seu papel de fiscalização e orientação, vai priorizar também as "parcerias", na tentativa de "entender em conjunto as dificuldades das VTs".

Dentre os principais problemas detectados pelo Apoia 15 nas unidades de primeiro grau estão os relacionados com a gestão de pessoas, saúde, meio ambiente, liderança e gestão e planejamento. Já dentre os desafios da Corregedoria para solucionar esses problemas estão o compartilhamento da gestão, a integração do juiz no processo e eliminação da recorrente sensação de se "enxugar o gelo".

Dentre as certezas da Corregedoria para os próximos meses, está o fim do "mutirão", isso por causa de sua pouca efetividade, gerada pela sobrecarga de serviço para a unidade, sem dizer do fato de o mutirão não alterar a forma e a rotina do trabalho da VT. Em conclusão, a magistrada destacou a necessidade de um plano de ação "exequível" para as unidades, capaz de alinhar a gestão de procedimentos, com o envolvimento de juízes, diretores e servidores e o apoio institucional.

Programa

Na manhã de quinta-feira, os participantes assistiram à palestra "Gestão de processos descomplicada para o dia a dia nas organizações", ministrada pelo servidor da 2ª VT de Araçatuba, Rodrigo César Barros da Rosa, graduado em Administração e especializado em estratégias organizacionais, gestão pública e desenvolvimento de pessoas e líderes.

Ainda pela manhã, foram apresentados os "planos de ação" do projeto, com a identificação do volume de processos (acervo diário e passivo), relatórios de acompanhamento do plano de ação, mapeamento do fluxo processual, modelagem de gestão de processos, entre outros. No período da tarde, numa mesa-redonda, juízes e diretores debateram sobre os "desafios do plano de ação".

No encerramento do primeiro dia do evento, o  corregedor regional, desembargador Samuel Hugo Lima, reafirmou que o papel da Corregedoria da 15ª não se limita a fiscalizar, tendo como foco, sobretudo, a orientação aos juízes e servidores, para a solução dos problemas detectados. "Não adianta apontar os problemas. A Corregedoria tem de ser parceira das varas do trabalho. Nosso papel é encorajar vocês. Eu não vejo outra saída", afirmou. 

Na sexta-feira, a programação contou com um workshop com os temas: E-Gestão, saneamento de inconsistências em incidentes processuais, geração de tabela dinâmica (SAP1G), relatório de processos sem tramitação (prática) (SAP1G e PJe), padronização das subcaixas (PJe) e diretrizes de gestão.

 
Unidade Responsável:
Comunicação Social