Corregedoria Regional condecora os vencedores da Sexta Mostra de Boas Práticas e as varas do trabalho que tiveram atuação destacada

Conteúdo da Notícia

A 6ª Mostra de Boas Práticas do TRT-15, promovida pela Corregedoria Regional, foi encerrada na tarde desta terça-feira (24/10) com a premiação das práticas vencedoras e a entrega da placa de Honra ao Mérito Funcional "Regina Nadruz Bastos", instituída este ano, à servidora Cláudia Valéria Lemes, diretora da 1ª Vara do Trabalho (VT) de Ribeirão Preto. Realizado no Plenário da Corte e transmitido ao vivo pela internet no Portal do TRT, o evento, que integra a Semana do Servidor da 15ª Região (23 a 27 de outubro), reuniu magistrados e servidores da 15ª, além de secretários e diretores de secretaria das Corregedorias da Justiça do Trabalho da 5ª (BA), 8ª (PA e AP), 10ª (DF e TO), 11ª (AM  e RR), 12ª (SC), 13ª (PB), 14ª (AC e RO), 20ª (SE) e 21ª (RN) Regiões.
 
A Mostra, realizada anualmente desde 2012, visa reconhecer iniciativas individuais ou coletivas de servidores da 1ª instância que demonstrem resultado comprovado, o uso racional de recursos e que tenham impacto direto na otimização dos processos de trabalho e/ou na melhoria da qualidade dos serviços prestados. A ideia é que as boas práticas sejam compartilhadas no âmbito do Regional, com a uniformização dos procedimentos para toda a primeira instância.

A edição deste ano do evento, realizada sob o comando do desembargador Samuel Hugo Lima, corregedor da Justiça do Trabalho da 15ª Região no biênio 2016-2018, também reconheceu o trabalho diferenciado de algumas unidades, como da 1ª VT de Franca, que apresentou a maior evolução percentual no índice geral (IG) apurado no sistema Mapeamento Global de Desempenho (MGD) nos últimos doze meses. O MGD é um "leitor de cenários" que disponibiliza aos gestores diretos e indiretos o índice de desempenho da atividade judiciária dos órgãos de 1º grau pela média comparativa de resultados, considerando a força de trabalho. A placa alusiva ao feito foi entregue à juíza titular da unidade, Andreia Alves de Oliveira Gomide, e ao diretor de secretaria da VT, Alexandre Ivan de Souza, pela juíza auxiliar da Corregedoria Maria da Graça Bonança Barbosa.

A Corregedoria também condecorou a VT de São Joaquim da Barra, indicada como a unidade mais alinhada com as orientações do órgão dentre aquelas que ocupam as primeiras posições de cada grupo no MGD, observando-se a apuração dos meses imediatamente anteriores à realização da Mostra. Como reflexos positivos desse alinhamento, a unidade hoje orgulha-se, dentre outros bons resultados, da ausência de processos sem tramitação há mais de 30 dias. A placa de reconhecimento à VT foi entregue ao juiz substituto Ricardo Luis Valentini e ao servidor Marco Polo Trindade pela juíza auxiliar da Corregedoria Lúcia Zimmermann.   

 Outra novidade da Mostra este ano foi a condecoração da unidade de 1ª instância que se destacou pela implementação de práticas de qualidade de vida, definidas como "ações que envolvam a implantação de melhorias ou de inovações gerenciais e estruturais dentro do meio ambiente de trabalho, propiciando condições de desenvolvimento humano para a realização do trabalho". A unidade vencedora foi a VT de Mococa, que apresentou a prática "Os três ‘C' no âmbito laboral – caráter, costume e comportamento", que propõe uma agenda para agregar pausas de descanso à pesada rotina de trabalho dos servidores da unidade. Em nome da equipe, os servidores Márcia Lopes da Cunha e Ana Carolina Buzato receberam a placa de reconhecimento das mãos da  secretária de Saúde do Tribunal, Heloísa Helena Mazon Zakia, além de um prêmio oferecido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze).

Dentre as iniciativas inscritas na Mostra, a escolhida pela Corregedoria na categoria "práticas de secretaria" foi "Modelagem de gestão de processos – uma abordagem prática", apresentada pela diretoria da secretaria da 4ª VT de Jundiaí, Eliana Cordeiro Nassif Pereira. A prática, estabelecida a partir da modelagem proposta pela Corregedoria, propõe a enumeração e descrição por cada servidor das tarefas e minutas de despacho, com o objetivo de padronizar os procedimentos, observando a missão de cada célula e os fatores críticos de sucesso. Coube ao desembargador Samuel Hugo Lima entregar a placa de melhor prática à diretora, que também recebeu um prêmio do secretário do Sindiquinze, Nilton dos Santos de Lima, em nome do presidente da entidade, José Aristéia Pereira.

Já na categoria "oficial de justiça", a prática escolhida foi "Contribuição do oficial de justiça para a formação de pauta efetiva de mediação", uma iniciativa de Renato Fernandes de Oliveira e André Luiz Fernandes Rocha, da VT de Rio Claro. A vice-corregedora regional, desembargadora Susana Graciela Santiso, fez a entrega da placa de reconhecimento aos servidores, que receberam também um regalo da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Assojaf 15).  

A prática mais votada (via internet) pelos servidores dentre aquelas classificadas pela Corregedoria foi "Índice de normas do TRT aplicáveis à primeira instância", de autoria de João Paulo Machado, da 4ª VT de Campinas, que recebeu 491 votos válidos. Trata-se de uma indexação de todas as normas aplicáveis à 1ª instância, compiladas desde 2010, contendo sumário e índice remissivo por assunto e hiperlinks para fácil localização. A placa de reconhecimento e o prêmio foram entregues ao servidor pelos desembargadores Samuel Hugo Lima e Susana Santiso.

Honra ao Mérito Funcional "Regina Nadruz Bastos"

Um dos pontos altos da cerimônia de encerramento da Mostra foi a entrega da placa de Honra ao Mérito Funcional "Regina Nadruz Bastos" à diretora de secretaria da 1ª VT de Ribeirão Preto, Cláudia Valéria Lemes. Instituída por meio do ato CR 8/2017 para homenagear anualmente servidores que tenham prestado relevantes serviços ao jurisdicionado e contribuído para o aprimoramento da instituição, a honraria presta homenagem também à servidora aposentada que lhe dá nome, falecida em 2016 e que deixou o exemplo de 22 anos de trabalho sério, profícuo e dedicado ao Regional, onde atuou como gestora na Coordenadoria de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação, antigo Serviço de Manutenção e Apoio ao Usuário. O ingresso de Regina no Tribunal, em 1994, deu-se após uma carreira exitosa como professora de língua portuguesa no magistério público estadual.

O secretário da Corregedoria, Vlademir Nei Suato, emocionou-se ao falar da falta que a amiga faz. "Regina sabia ouvir os colegas, e não deixava de encaminhar as demandas dos servidores  à Corregedoria. Além de excelente profissional de tecnologia da informação, ela cantava, tocava piano e adorava dançar. A homenagem à servidora expressa o respeito e o reconhecimento da 15ª à competência de Regina e à sua personalidade."

Diretora de secretaria da 1ª VT de Ribeirão Preto desde setembro de 2004, Cláudia Valéria Lemes recebeu uma placa de agradecimento do desembargador Samuel, que salientou a importância da homenagem prestada. "A Justiça do Trabalho é formada por pessoas. Não podemos esquecer delas." A placa de Honra ao Mérito foi entregue por Leonardo Ruggeri, filho de Regina Nadruz Bastos, que falou da honra em representar a mãe, de cujo trabalho disse ser grande admirador. "Que a sua atuação sirva de estímulo aos que lutam pelo fim das desigualdades em uma sociedade tão injusta."

Vlademir Nei Suato e o juiz Renato Henry Sant'Anna, titular da 1ª VT de Ribeirão Preto e padrinho do filho de Cláudia, também teceram elogios à diretora homenageada, cuja dedicação ao trabalho e à família foi enaltecida ainda por amigos e parentes, que gravaram depoimentos para um vídeo de cinco minutos produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do Tribunal e exibido no evento. Por fim, a homenageada agradeceu a garra da mãe, o apoio da família, a relação de companheirismo com o juiz Renato Henry Sant'Anna, a atuação Corregedoria em parceria com as VTs e, sobretudo, o comprometimento da equipe de servidores da unidade.

Sucesso

"O Brasil é isso que vimos aqui, e não o que vemos na televisão. Se todos derem o seu melhor, mudaremos o País", afirmou a vice-corregedora no encerramento do evento. A desembargadora Susana Santiso também agradeceu os servidores da Corregedoria e da Coordenadoria de Comunicação Social do TRT "pelo empenho para que a Mostra fosse o sucesso que testemunhamos aqui".

Já o desembargador Samuel disse que se sentia um "pai orgulhoso" de todos os servidores da 15ª, os quais, segundo ele, realizam "um trabalho excepcional". "O sucesso da Mostra, fruto do trabalho de juízes e servidores abnegados, indica que, mesmo com todo o massacre que a Justiça do Trabalho vem sofrendo, não desanimamos. Vamos sair desse temporal", assegurou o corregedor regional. 

Unidade Responsável:
Comunicação Social