Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania reúne cerca de 200 participantes em Sorocaba

Conteúdo da Notícia

Texto e fotos: Amatra XV

Encerrando as atividades do TJC em 2017 na 15ª Região, a AMATRA XV realizou a culminância, na terça-feira (12/12), em Sorocaba. O evento foi realizado no Centro de Referência em Educação e contou com a presença de cerca de 200 participantes entre alunos e familiares, profissionais da rede municipal de educação, representantes do governo municipal e magistrados.

Estiveram presentes as seguintes autoridades e parceiros do Programa TJC: o Doutor João Batista Martins César, Desembargador do TRT-15 e Coordenador do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da 15ª Região; o Doutor Firmino Alves Lima, Juiz do TRT-15, representando a EJUD 15; o Doutor Valdir Rinaldi Silva, Juiz do TRT-15 e coordenador do Juizado Especial da Infância e Adolescência (JEIA) de Sorocaba; o Doutor Juliano Alexandre Ferreira, Procurador do Trabalho no Município de Sorocaba; a Senhora Viviane Scalise Liberatoscioli Arruda, Secretária Adjunta de Educação de Sorocaba.

Ao usar a palavra, o Doutor João Batista Martins César ressaltou a alegria de estar presente no evento, pois, no seu entender, a Culminância é o momento mais importante do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, já que os alunos serão os destaques e falarão sobre o que aprenderam no curso do programa.

 

Já o Doutor Firmino Alves Lima, mencionou que a participação no TJC integra a formação continuada dos magistrados da 15ª Região e recordou, entusiasmado, da implantação do Programa, em parceria com a Juíza Adriene Sidnei de Moura David Diamantino, realizada dez anos atrás, no município de Piracicaba, quando ainda era um projeto embrionário.

O Doutor Valdir Rinaldi Silva enfatizou que a conquista dos direitos e da cidadania decorre de interesse perene e compartilhou o seu lema desde a juventude: "ver, julgar e agir." Para ele, a educação é instrumento fundamental para o aperfeiçoamento dessa curiosidade.

Posteriormente, o Doutor Juliano Alexandre Ferreira parabenizou o desenvolvimento e o impacto do TJC entre os alunos e os professores. Citou o Programa como ferramenta para o exercício e a manutenção dos direitos sociais, ideia compartilhada pela Senhora Viviane Scalise Liberatoscioli Arruda, para quem o TJC é sinônimo de incremento do currículo dos alunos da EJA e de uma aliança bem-sucedida entre o Judiciário e os professores.

Unidade Responsável:
Comunicação Social