Desembargadora Maria Madalena representa o presidente do TRT-15 em seminário sobre direito ambiental

Conteúdo da Notícia

A desembargadora Maria Madalena de Oliveira, representando o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Fernando da Silva Borges, participou em 9 de novembro do 5º Seminário de Direito Ambiental e Licenciamento, no auditório da Cidade Judiciária de Campinas. A exemplo das edições anteriores, o seminário foi fruto da parceria entre a Escola Judicial da Magistratura e a Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata de Santa Genebra.

A organização do evento ficou a cargo do juiz titular da 1ª Vara Cível de Campinas, Renato de Pretto, cujo pai, Pedro Walter de Pretto, é juiz do trabalho aposentado da 15ª.

Nomes ilustres da área palestraram, como, por exemplo, os professores Luís Fernando Freitas Penteado (PUC-SP), Sérgio Ávila Negri (Universidade Federal de Juiz de Fora), Norma Sueli Padilha (Universidade Católica de Santos) e Rafael Costa Freiria (Unicamp), além do procurador da República Edilson Vitorelli.

O destaque foi a participação do professor doutor Carlos Afonso Nobre, uma das maiores autoridades mundiais em mudanças climáticas e aquecimento global. Doutor em meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), ex-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e curador do Museu do Amanhã, Nobre traçou um painel sombrio sobre o futuro da Terra caso a temperatura média do planeta continue a subir.

O professor abordou ainda a Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP23), que está sendo realizada até o próximo dia 17 em Bonn, na Alemanha, onde negociadores de vários países discutem a implementação do Acordo de Paris e medidas para limitar o aumento da temperatura global. A aplicação do Acordo no Brasil foi, por sinal, um dos temas debatidos no seminário, que tratou ainda do tombamento como instrumento de tutela de áreas protegidas, entre outros temas. 

Unidade Responsável:
Comunicação Social