Desembargadores do TRT-15 participam de capacitação de professores de Campinas sobre noções de trabalho, Justiça e cidadania

Conteúdo da Notícia

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Fernando da Silva Borges, participou, nesta terça-feira (2/5), do 7º Encontro para Capacitação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Realizada no Teatro José de Castro Mendes, em Campinas, a reunião contou com a participação de aproximadamente 430 professores, pedagogos, supervisores, gestores e outros profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Educação e à Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec), ambas de Campinas.

"Assisti ao nascimento desse programa no final da década de 1990, quando era um dos diretores da Anamatra. O TJC surgiu da vontade de promover um maior contato entre a Justiça e a sociedade, principalmente por meio dos professores e dos estudantes", destacou o desembargador Fernando Borges. Consolidado e reconhecido nacionalmente como experiência bem-sucedida, o programa, lembrou o presidente do TRT-15, colhe os frutos do trabalho cívico dos magistrados que, mesmo com um grande volume de trabalho, dedicam parte do tempo ao diálogo com a população.

Ao lado do presidente do TRT-15 na mesa inicial, os desembargadores Manoel Carlos Toledo Filho e João Batista Martins César, respectivamente diretor da Escola Judicial do TRT-15 e o representante da Amatra XV na abertura evento, ressaltaram a qualidade das ações realizadas no âmbito do TJC. "Em um momento difícil do país, como o que vivemos, o fortalecimento das noções de trabalho, Justiça e cidadania torna-se ainda mais relevante", afirmou o desembargador João Batista.

Já o desembargador Manoel Carlos narrou aos professores a satisfação que teve ao proferir uma palestra sobre terceirização em uma escola da periferia de Campinas. "Já realizei essa mesma palestra no Chile, na Argentina, no Uruguai, no Paraguai. Asseguro a vocês que o diálogo que mantive com professores, alunos e empregados terceirizados da Escola foi de um nível tão alto quanto o ocorrido nesses outros países", afirmou.

Para a secretária municipal de Educação de Campinas, Solange Villon Kohn Pelicer , a disposição dos magistrados em se aproximar dos professores e da sociedade é uma das razões da consolidação do TJC.

Já para o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Campinas, Eduardo Luis Amgarten, o trabalho realizado pelos magistrados no âmbito do TJC é uma verdadeira política pública. "Tão atacada nos últimos tempos, a Justiça do Trabalho demonstra, com o TJC, o trabalho sério por ela realizado. Sem Justiça, não há cidadania", afirmou.

Além dos três desembargadores do TRT-15, do procurador-chefe do MPT em Campinas e da secretária municipal de Educação,  também participaram da abertura do evento a diretora-executiva da Fumec, Darci da Silva; a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito; o coordenador de pós-graduação em Direito do Centro Universitário Salesiano, professor Hugo Lourenço Moreira Santos; o diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Juliano Pereira de Melo; o supervisor de programação do Serviço Social do Comércio de Campinas, Denis Salzano da Silva; o gerente do Departamento Jurídico da Hyndai Motor Brasil, Gustavo Ierardi Gourlart; e o gerente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Campinas, Nilcio Caibar de Souza Freitas.

Programação: Durante o encontro, os professores assistiram a quatro palestras, todas com temas relacionados a trabalho, Justiça e cidadania. A juíza do trabalho  Camila Scarabelli falou sobre os direitos da mulher e do adolescente. O presidente da Amatra XV, juiz do trabalho Marcelo Bueno Pallone, falou sobre as reformas trabalhista e previdenciária. Já o desembargador João Batista Martins César dialogou com os professores sobre cidadania, ética e corrupção. Por fim, com o tema aposentadoria, os professores ouviram o técnico do seguro social da Agência do INSS em Cosmópolis e membro do Grupo de Trabalho de concessão de benefícios da Gerência Executiva do INSS em Campinas, Gabriel Ribeiro Barnabé.

 
Unidade Responsável:
Comunicação Social