Discursos de encerramento destacam sucesso do XVIII Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

Após o fim da exposição do professor Ipojucan Demétrius Vecchi, última atividade do XVIII Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural, formou-se a Mesa de Encerramento com a participação do presidente e do diretor da Escola Judicial do TRT-15, desembargadores Fernando da Silva Borges e Manoel Carlos Toledo Filho, do prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, do diretor do Fórum Trabalhista local, juiz Helio Grasselli, e também do último palestrante do dia, professor Ipojucan Demétrius Vecchi.

O diretor da Ejud-15, desembargador Manoel Carlos, agradeceu a participação de todos e comemorou o fato de o evento ter atingido o seu objetivo principal.

O magistrado afirmou também que o termo "escravidão" (citado em diversas palestras ao longo do evento) chamou muito sua atenção. Segundo ele, o Direito do Trabalho, ao contrário do que muitos propagam, "não foi gerado por revolucionários comunistas, mas é típica invenção do capitalismo". O desembargador concluiu afirmando que o Direito do Trabalho "sempre foi uma ideia de resposta à pressão social".

O prefeito Edinho Araújo elogiou o evento promovido pelo TRT-15, segundo ele "de altíssimo nível", e que honra a cidade de Rio Preto por reunir tantas autoridades do Direito do Trabalho do País.

O prefeito aproveitou para falar de sua cidade, que apresenta uma economia plural, sempre perseguindo o desenvolvimento sustentável, e comemora números importantes, como o de ostentar a menor taxa de mortalidade infantil, ou ainda de possuir uma medicina de ponta. Para o prefeito, essas características reafirmam "o ideal de liberdade e democracia".

Para o presidente do TRT-15, desembargador Fernando Borges, o prefeito Edinho Araújo faz parte da história da 15ª. O magistrado lembrou que, quando atuava como diretor do Fórum Trabalhista de Rio Preto, foi pelas mãos de Edinho Araújo que o tribunal conseguiu o terreno para a construção de sua sede. Mais tarde, no fim da década de 1990, já como deputado federal, Edinho apoiou no Congresso a manutenção da Justiça do Trabalho, e em 2016, durante a comemoração dos 30 anos do TRT-15, em sessão da Câmara dos Deputados, Edinho foi o autor de uma homenagem ao tribunal.

Encerrando seu breve discurso, o presidente ainda agradeceu ao palestrante que concluiu os trabalhos do congresso e ressaltou que o momento, "apesar de não ser otimista, é muito importante".

Unidade Responsável:
Comunicação Social