Ergonomia é tema de curso da Ejud voltado a servidores da Secretaria de Saúde e da Corregedoria
Por Caroline França
Nos dias 26 e 27 de junho, está sendo realizado o curso de "Análise Ergonômica do Trabalho" na sede da Escola Judicial do TRT-15. A secretária de Saúde da 15ª, Heloísa Helena Mazon Zakia, durante a abertura do evento, programado para 25 servidores da Secretaria de Saúde e da Corregedoria, justificou a importância do curso para que os servidores entendam o "risco a que estão expostos e que pode causar o adoecimento do trabalhador". Além disso, a secretária de Saúde ressaltou a necessidade de se entender a ergonomia ocupacional como uma forma de se evitarem prejuízos à saúde, resultando em "qualidade de vida, que é uma conquista de todos e da instituição".
O curso é conduzido pela fisioterapeuta Renata Celian Kohs, que também é diretora da Incorpore – Fisioterapia e Ergonomia, e reforça a intenção de "tornar o curso uma fonte de informações a respeito de pesquisas sobre ergonomia".
Programa
Nos dois dias de curso, os servidores participarão de atividades práticas de análise ergonômica do trabalho (AET) que reforçam as aulas teóricas acerca da ergonomia, como patologias do trabalho, laudos ergonômicos, biomecânica ocupacional (postura, acessibilidade, dimensionamento do posto de trabalho e uso de microcomputadores). Também fazem parte da programação temas como antropometria, pontos de verificação e melhorias ergonômicas, técnicas qualitativas e quantitativas de avaliação e fatores de risco para manuseio de cargas, equação de Niosh e tabelas de Snook. Por fim, foram apresentadas as ferramentas de análise ergonômica que podem ser aplicadas aos estudos de casos (Rula, Sue Rodgers, Moore & Garg).
- 15 visualizações