Escola Judicial da Décima Quinta sedia XIII Encontro de Diretores de Secretaria de Vara do Trabalho do TRT-10

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

A vice-presidente administrativo do TRT-15, desembargadora Helena Rosa Mônaco da Silva Lins Coelho, representando o presidente do Regional, desembargador Fernando da Silva Borges, participou na manhã desta quarta-feira, 9/8, da abertura do XIII Encontro de Diretores de Secretaria de Vara do Trabalho do TRT-10 (DF e Tocantins), evento que acontece nos dias 9 e 10 de agosto nas dependências da Escola Judicial do TRT-15. O encontro reúne cerca de 30 diretores de Secretaria de VTs da 10ª Região e oito da 15ª, e tem como principal objetivo a troca de informações entre os tribunais sobre conciliação, especialmente as boas práticas do TRT-15 nessa área. Na Mesa de Honra, participaram também o presidente do TRT-10, desembargador Pedro Luís Vicentin Foltran, o diretor da Escola Judicial do TRT-10, desembargador Brasilino Santos Ramos, e a vice-diretora da Ejud do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.

A desembargadora Helena Rosa saudou os participantes do evento e expressou sua satisfação na aproximação entre o TRT-15 e o TRT-10. A magistrada ressaltou a importância da troca de conhecimentos que, segundo ela, deverá "enriquecer e fortalecer laços entre os tribunais" e lembrou que "todo esse trabalho serve para tornar a prestação jurisdicional mais eficiente, principalmente na fase de execução".

O presidente do TRT-10, desembargador Pedro Foltran, cumprimentou os participantes que, segundo ele, são o melhor exemplo de "amor à camisa", uma vez que todos vieram para Campinas a suas próprias expensas. Para o magistrado, essa é a melhor demonstração de parceria com os servidores, e também elogiou a atuação dos centros de conciliação, como único caminho para solucionar o problema cada vez maior de número de processos. O desembargador afirmou ainda que os participantes do encontro deverão sair mais enriquecidos com as experiências bem-sucedidas do TRT-15, segundo ele um "tribunal de renome e referência para todo o Brasil".

O diretor da Ejud-10, desembargador Brasilino Ramos, elogiou a atuação da Escola Judicial da 15ª como um exemplo para os demais tribunais. O magistrado também destacou o empenho dos servidores da 10ª Região, especialmente os que integram o Cejusc, segundo ele sua "tropa de elite".

A vice-diretora da Ejud da 15ª, desembargadora Ana Paula Lockmann, afirmou que é um grande orgulho receber um tribunal que também é referência e que "busca a efetividade", e lembrou que essa busca coletiva pelo mesmo objetivo é que faz a diferença para o sucesso, no caso da conciliação e mediação. A desembargadora também elogiou a postura dos servidores da 10ª Região que se dispõem a conhecer as boas práticas da 15ª e promoverem uma troca de experiências, cujo objetivo é "gerar a cultura da paz social".

Programa

No primeiro dia do encontro, a juíza Ana Cláudia Torres Vianna, responsável pela Coordenadoria de Gestão Compartilhada de Processos Judiciais e Administração Interna de Campinas, abre os trabalhos com uma palestra sobre a "Conciliação na fase de conhecimento". Em seguida, os participantes do encontro visitam o Fórum Trabalhista de Campinas, onde são recepcionados pela diretora da CGC, Amanda Maeno Silva Proença, para conhecerem mais de perto o Núcleo de Conciliação do TRT-15. Encerrando o programa do dia, os visitantes participam de um workshop, com o tema "Compartilhamento de experiência em Gestão de Vara de Trabalho no TRT-15".

No segundo dia, os trabalhos se iniciam com um workshop, com o tema "Compartilhamento de experiências e utilização de ferramentas de pesquisa patrimonial do TRT-15", dirigido pelo secretário da Corregedoria da 15ª, Vlademir Nei Suato, pela diretora da 5ª VT de Ribeirão Preto, Mileide Carla Coppede Isaac, e pelo oficial de Justiça da CGC de Sorocaba, Charles Agostini.

No período da tarde, os trabalhos continuam com o workshop "Boas práticas e foco em resultados" e com uma dinâmica de fechamento, com elaboração e compartilhamento de propostas de aplicação, ambos dirigidos pelo servidor do TRT-10 e coach executivo de negócios Luiz Alberto dos Santos Carvalho.

Unidade Responsável:
Comunicação Social