Escola Judicial do TRT promove curso para aprimorar a formação humanística dos magistrados
Por Ademar Lopes Junior
A Escola Judicial promoveu, nesta sexta-feira, 7/7, o curso "Formação Humanística" (módulo presencial), voltado para os magistrados da 15ª e ministrado pelo professor Alysson Leandro Barbate Mascaro, livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo. O curso, que teve como coordenadora pedagógica a desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, é o encerramento de um ciclo de discussão de temas como "redes sociais, diversidade e tolerância e ética" num grupo de 30 magistrados da 15ª no módulo EaD (ensino a distância).
Na abertura do evento, a desembargadora Eleonora Bordini Coca ressaltou a importância do tema do curso diante de "tempos tão angustiantes em que o país vive". Na apresentação do palestrante, de quem a magistrada afirmou ser "assídua leitora", ela elogiou o grande conhecimento do professor, além de "uma enorme disposição em compartilhar o que sabe".
O juiz Firmino Alves Lima, titular da 1ª Vara do Trabalho de Piracicaba e tutor do curso, disse que o encontro presencial "fortalece a busca do conhecimento" e que os temas abordados são "inquietantes" e refletem "o que está acontecendo na realidade".
O programa, com carga horária de 7 horas-aula, contempla uma única atividade pedagógica, sob o tema "Trabalho, sociedade e ética: contradições e horizontes". Dentre os objetivos do curso está o de dar oportunidade aos juízes de discutirem em grupo e trocarem experiências sobre temas como "redes sociais, diversidade e tolerância e ética". Além disso, o curso atende a uma demanda dos próprios magistrados que buscam aprimorar a "formação humanística", voltada para as necessidades dos juízes, no que diz respeito a inserir novos conceitos na sua prática jurisdicional. A demanda foi apontada durante uma pesquisa de interesse realizada entre os magistrados da 15ª Região.
- 9 visualizações