Estudantes de Direito de Peruíbe, Itapetininga e Campinas visitam a sede do TRT15

Conteúdo da Notícia

Por Gabriela Rodrigues

Cento e vinte alunos de três faculdades de Direito visitaram o edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região na última quarta-feira, 9/8. A visita foi coordenada pela Escola judicial da 15ª, que recepcionou os estudantes e professores da Faculdade de Peruíbe, do Instituto Itapetiningano de Ensino Superior (IIES), de Itapetininga, e do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) – campus de Campinas. Acompanharam os estudantes os professores Paula Prado de Souza – coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas – e Ederaldo Paulo da Silva – coordenador do curso de direito, ambos do IIES, Ana Lucia Magano Henriques (UNISAL), e Henrique de Campos Gurgel Speranza, da Faculdade de Peruíbe.

Após a sessão de fotos com a beca, no Plenário da Corte, os alunos receberam, na abertura da sessão de julgamentos da SDC (Seção de Dissídios Coletivos), as boas-vindas do vice-presidente judicial do TRT-15, desembargador Edmundo Fraga Lopes, que presidiu regimentalmente a sessão, tendo em vista a participação do presidente do Tribunal, desembargador Fernando da Silva Borges, na reunião do Coleprecor, em Brasília. Edmundo encorajou os visitantes a estudar Direito do Trabalho e conclamou os estudantes a aproveitarem para conhecer "o 2º maior tribunal do país e o mais produtivo", além de ser "o mais simpático e caloroso na recepção dos estudantes".

Os estudantes, cumprindo o roteiro de visitas estipulado pela Escola Judicial, assistiram também a uma preleção do desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, presidente na 15ª do Comitê Regional de Erradicação do Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Discriminação, sobre os trabalhos do comitê, além da importância do combate ao trabalho análogo ao escravo, ainda uma realidade no país. O desembargador iniciou contando um pouco sobre o começo de sua carreira e ressaltou que "o juiz do trabalho tem que conhecer nosso povo, precisa saber o que ele passa".

No final, foi exibido um vídeo para conscientizar as pessoas sobre o trabalho escravo. Logo após, Zanella completou dizendo que "todos conseguiram ter uma ideia do que é o nosso país e o que a nossa luta significa". Ao finalizar, expressou grande satisfação em receber os visitantes. Concluindo o roteiro, os estudantes posaram para a foto oficial em frente ao edifício-sede do TRT-15.

Visita de Estudante do Curso de Direito - 09/08/2017

Unidade Responsável:
Comunicação Social