Leilões incrementam a Semana Nacional da Execução Trabalhista

Conteúdo da Notícia

Com informações do Conselho Superior da Justiça do Trabalho

Os tribunais regionais do trabalho em todo o País realizam nesta 7ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, que segue até a próxima sexta-feira, 22, leilões simultâneos para vender bens penhorados e quitar dívidas trabalhistas, dando fim a processos que se encontram na fase de execução. Os lotes que serão leiloados incluem salas comerciais, automóveis, terrenos, casas e apartamentos, entre outros bens.

Na 15ª Região ainda serão realizados leilões judiciais eletrônicos de bens penhorados em hastas públicas unificadas nas Circunscrições de Ribeirão Preto: (19/9: http://www.leilaobrasil.com.br), São José do Rio Preto: (20/9: http://www.dinizmartinsleiloes.com.br), Campinas: (21/9: http://www.lancenoleilao.com.br), Bauru: (22/9: http://www.lancetotal.com.br) e Sorocaba: (22/9: http://www.lancenoleilao.com.br).

Em entrevista ao programa Conciliando, da Rádio TST, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e coordenador da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista, Cláudio Mascarenhas Brandão, afirmou que a realização de leilões é um dos meios que o magistrado possui para solucionar um processo cuja sentença já definiu uma obrigação. "Não há outra solução para aquele devedor que não adota postura no sentido de resolver sua pendência, senão a utilização dos meios que a lei coloca à disposição do juiz, a fim de que se possa, por medidas mais duras, fazer com que a sentença tenha cumprimento", enfatizou. Por outro lado, Brandão lembrou que os leilões também são uma oportunidade legítima de se adquirir um automóvel ou um apartamento por um preço abaixo do encontrado no mercado e, muitas vezes, sem sair de casa. "Esse grande leilão nacional vem para chamar a atenção do público que quer arrematar bens e terá a chance de fazê-lo por meio de lances da internet."

Sempre é possível conciliar

Independentemente do mutirão, credores ou devedores com ações trabalhistas em trâmite tanto na fase de conhecimento quanto na de execução podem solicitar agendamento de audiência de conciliação no site do tribunal – http://portal.trt15.jus.br/conciliar – ou pelo telefone 0800 773 5242. Os interessados em conciliar também podem procurar a unidade judiciária trabalhista de seu município ou enviar email para os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejuscs): cejusc.aracatuba@trt15.jus.br; cejusc.bauru@trt15.jus.br; cejusc.campinas@trt15.jus.br; cejusc.presidenteprudente@trt15.jus.br; cejusc.ribeiraopreto@trt15.jus.br; cejusc.sjriopreto@trt15.jus.br; cejusc.sjcampos@trt15.jus.br; cejusc.sorocaba@trt15.jus.br; cejuscjt2@trt15.jus.br.

Unidade Responsável:
Comunicação Social