Oficiais de justiça participam de curso sobre segurança pessoal e técnicas de abordagem e mediação de conflitos em diligências

Conteúdo da Notícia

Cerca de 100 oficiais de justiça da 15ª, divididos em duas turmas, participam entre os dias 22 e 25 de maio do curso de segurança pessoal e abordagem e mediação de conflitos em diligências, promovido pela Escola Judicial.  A turma 1 assistiu às aulas nos dias 22 e 23, e a outra está participando do treinamento nesta quarta e quinta-feira. Os instrutores são os oficiais de justiça José Carlos Batista Júnior e Marcelo Aráujo Freitas, ambos do TRT da 9ª região (Paraná), e por um operador tático e coordenador de instrução, estudos e difusão de doutrina policial do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), GOE (Grupo de Operações Especiais) e GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), todos da Polícia Civil do Estado de São Paulo.  

José Carlos e Marcelo abordaram o papel do oficial de justiça na estrutura judiciária, além de comunicação em diligência e redução do estresse profissional. A atividade contou ainda com uma oficina sobre diligência eficaz e um compartilhamento de soluções e conhecimentos. Já o policial tratou do planejamento operacional, aproximação, abordagem, entrada e retirada no cumprimento de mandados; prevenção e segurança; tecnologia em auxílios do cumprimento de mandados; conduta defensiva para reação e fuga, além de pedido de apoio e solução, entre outros.     

Na abertura do curso, o instrutor Marcelo Aráujo Freitas discorreu sobre a evolução da forma de se trabalhar dos oficiais de justiça ao longo dos últimos anos, especialmente com o advento do processo judicial eletrônico. Ele enfatizou a importância de constante atualização e a consciência de que a atividade do oficial também não deixa de envolver um grupo e que o aprendizado faz perdurar a motivação.

 
Unidade Responsável:
Comunicação Social