Presidente do TRT-15 se reúne com magistrados da Circunscrição de São José do Rio Preto em seminário promovido pela Escola Judicial da Corte

Conteúdo da Notícia

Cerca de 40 magistrados vitalícios que atuam como juízes substitutos ou juízes titulares das 13 varas do trabalho que compõem a Circunscrição de São José do Rio Preto do TRT da 15ª Região reuniram-se, nesta quinta e sexta-feira (31/8 e 1/9), no seminário regional "Integrando papéis na construção de novos cenários", promovido pela Escola Judicial do Tribunal no Centro Universitário de Rio Preto (Unirp). O evento, com extensa programação, contou com a participação do presidente da Corte, desembargador Fernando da Silva Borges, e do juiz auxiliar da Presidência, Alessandro Tristão.

Como de praxe nestes seminários da Ejud, já promovidos nas Circunscrições de Araçatuba e Presidente Prudente (maio), São José dos Campos (maio), Sorocaba (junho) e Campinas (agosto), o desembargador Fernando Borges dialogou com os magistrados, expondo os desafios enfrentados pelo Regional e as medidas que vêm sendo tomadas pela Presidência para aprimorar a prestação jurisdicional, como a melhoria das instalações de 1º grau, o aperfeiçoamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e do Processo Administrativo Eletrônico (Proad) e o incentivo à conciliação como metodologia alternativa de solução de conflitos. O presidente lembrou aos colegas que uma parte substancial de sua trajetória na Magistratura foi percorrida na Circunscrição de São José do Rio Preto, como juiz titular da 2ª e da 3ª Vara do Trabalho do município e também da VT de Tanabi.

Aberto pelo diretor da Escola, desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, o seminário teve início com a palestra "Cultura e competências organizacionais", ministrada pelo juiz aposentado do TRT da  4ª Região (RS) Carlos Alberto Zogbi Lontra, que coordenou também as discussões seguintes, sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao exercício da liderança e os vários estilos de liderança. Os debates incluíram ainda a discussão sobre gestão de conflitos, comunicação, feedback e gestão participativa.    

Ainda na quinta-feira, os juízes titulares de VTs da Circunscrição reuniram-se com os diretores de secretaria de suas unidades e com os servidores responsáveis pela Coordenadoria de Gestão Compartilhada de Processos Judiciais e Administração Interna do Fórum Trabalhista de Rio Preto, que participavam, também na UNIRP, de uma oficina de dois dias sobre gestão processual. Com o tema "Desenvolvendo propostas de gestão para a prática jurisdicional", a oficina, coordenada pela juíza Larissa Carotta Martins da Silva Scarabelim, titular da Vara do Trabalho de Campo Limpo Paulista, incluiu uma "roda dialógica" com o corregedor regional, desembargador Samuel Hugo Lima, e o secretário-geral judiciário da 15ª, Paulo Eduardo de Almeida, e uma série de atividades pedagógicas dirigidas pelo professor Marcello Árias Danuncalov, voltadas ao alinhamento de expectativas dos participantes e à discussão sobre a importância dos "atos de fala" para uma melhor gestão de processos e pessoas.  

Na manhã de sexta-feira, os magistrados acompanharam as palestras "Identificação de papéis: o subjetivismo na atuação profissional e seus reflexos", ministrada pelo professor Lontra, e "Integração: sintonia e empatia nas relações interpessoais", proferida pela filha do palestrante, a psicóloga Daniela Régio Lontra, pós-graduada em Gestão Empresarial e Coaching. O seminário foi encerrado com as mesas redondas "Comportamento assertivo por meio da prática de comunicação eficaz" e "Recursos para a resolução de conflitos".

Até o fim do ano a Escola promoverá os dois eventos no município-sede das Circunscrições de Bauru (setembro), Ribeirão Preto (outubro) e Campinas (novembro).

Unidade Responsável:
Comunicação Social