Quarenta e três servidores de primeiro grau passam por curso de gestores oferecido pela Escola Judicial

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

A Escola Judicial do TRT-15 iniciou, nesta segunda-feira, 5/6, mais um curso voltado para a formação de 43 novos gestores de primeiro grau (módulo I), que deverá se estender até quarta-feira (7/6), num total de 21h/aula. O diretor da Ejud, desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, que compôs a Mesa Alta ao lado do juiz auxiliar da Presidência, Levi Rosa Tomé, do secretário de Gestão de Pessoas, Gustavo Fachim, e da secretária de Saúde, Heloisa Helena Mazon Zakia, deu as boas-vindas aos alunos e ressaltou que o principal objetivo do curso é a criação de um "banco de talentos" a ser aproveitado na direção de secretarias de varas do trabalho.

O magistrado salientou a importância da primeira instância na Justiça do Trabalho onde, segundo ele, "as coisas realmente acontecem", e lembrou que é a primeira instância que tem condições de conhecer de verdade os "dramas humanos que se escondem por trás de cada processo".

O juiz Levi Rosa Tomé também cumprimentou os alunos, e desejou que o curso possa capacitar os participantes para assumir, no futuro, o papel de gestores. O magistrado afirmou que atualmente se vive uma síndrome, conhecida como "síndrome do número dois", em que as pessoas não se animam a ocupar os primeiros lugares, por temerem os ônus das atividades.

Já o secretário Gustavo Fachim ressaltou a "dimensão política do cargo de gestor", que requer do servidor maior responsabilidade, conhecimento técnico, habilidade e atitude tanto no trato com os magistrados quanto com os subordinados e jurisdicionados.

A secretária de Saúde, Heloísa Zakia, parabenizou os participantes e elogiou a coragem deles de buscarem a capacitação como gestores de primeiro grau.

Programa

Nos três dias de curso, os 43 servidores de primeira instância, recém-ingressos ou que gostariam de assumir o cargo de direção de VT, participarão de atividades específicas, dirigidas por psicólogos, assistentes sociais, juízes e "coachs".

Do quadro de docentes, participam o juiz auxiliar da Presidência Levi Rosa Tomé, com a apresentação da Função do gestor de primeiro grau no TRT-15";  o juiz Carlos Eduardo Oliveira Dias, titular da 1ª VT de Campinas e conselheiro do CNJ, com a exposição dialogada sobre Judiciário, democracia e sociedade; os servidores da área de Saúde Adelina Maria Pessinatti Ohashi e Gilberto Antonio Semensato, com a atividade "Ser gestor: eis a questão!"; o servidor da 2ª VT de Araçatuba, Rodrigo Rosa, master coach e trainer, conduzindo as oficinas sobre "comunicação assertiva", "gestão de conflitos" e "feedback eficaz", e o doutor em Psicologia Clínica e Cultura, pela Universidade de Brasília (UnB), Leonardo Martins Barbosa, conduzindo o minicurso "Liderança e Proatividade".

Unidade Responsável:
Comunicação Social