Renan Ravel Rodrigues Fagundes toma posse como desembargador do TRT-15

Conteúdo da Notícia

Tomou posse nesta terça-feira, 10 de outubro, o novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Renan Ravel Rodrigues Fagundes, até então juiz titular da Vara do Trabalho de Santa Bárbara D'Oeste. Renan Ravel foi promovido pelo critério de merecimento e assumirá a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper.

Em uma concorrida cerimônia, o presidente do TRT-15, desembargador Fernando da Silva Borges, destacou as qualidades do empossado e suas atuações como juiz auxiliar da Vice-Presidência Administrativa e da Corregedoria do Regional e da Presidência do TST (Tribunal Superior do Trabalho), onde Renan Ravel honrou e fez "ressoar a boa fama da 15ª Região". Fernando Borges disse para Renan que é "uma das grandes alegrias da minha administração ter a oportunidade de lhe dar posse como desembargador" e que a colaboração que o magistrado "trará agora ao Tribunal na condição de titular sem nenhuma dúvida enriquecerá a nossa Corte". O presidente do TRT-15 deu as boas-vindas ao novo desembargador, desejou felicidades e realçou que Renan é querido por todos, bastando ver o "sorriso estampado no rosto" nos presentes. Por fim, deu "parabéns aos familiares, à esposa e aos pequenininhos, porque a gente sabe a importância desse momento para a família".

Prestigiaram a posse os desembargadores Edmundo Fraga Lopes, vice-presidente judicial do TRT-15, Samuel Hugo Lima, corregedor regional, Manoel Carlos Toledo Filho, diretor da escola judicial, Ana Paula Pellegrina Lockmann, vice-diretora da escola judicial, Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, ouvidora do TRT, Edison dos Santos Pelegrini, vice-ouvidor e a juíza Regina Rodrigues Urbano, representando a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV). Presentes ainda os desembargadores José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, decano da Corte, Olga Aida Joaquim Gomieri, José Pitas, Lorival Ferreira dos Santos, presidente do TRT-15 no biênio 2014-2016, Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, Fábio Grasselli, Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, João Alberto Alves Machado, Claudinei Zapata Marques, José Otávio de Souza Ferreira, Eleonora Bordini Coca, Fábio Allegretti Cooper, Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, Ricardo Regis Laraia, Wilton Borba Canicoba e Rosemeire Uehara Tanaka, além dos juízes auxiliares da Presidência, Levi Rosa Tomé e Alessandro Tristão, da Vice- Presidência Administrativa, Mauro César Luna Rossi, e da Corregedoria Regional, Maria da Graça Bonança Barbosa, e Lúcia Zimmermann, além de outros juízes de primeiro grau, servidores, familiares e amigos do empossado.

Competência e carisma

O desembargador Samuel Hugo Lima tomou a palavra para contar que teve a oportunidade de fazer correição na vara do trabalho em que Renan Ravel era o juiz titular e anotou que o novo desembargador é "extremamente comprometido, que faz um trabalho excelente, impecável", e enfatizou também que, além da competência, Renan é "muito querido, muito respeitado", e brincou que basta ver como foi o demorado "palmômetro" dos presentes após o juramento realizado pelo empossado.

A desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann registrou a alegria e a emoção que estava sentido pela posse de Renan Ravel. Ela lembrou de uma antiga conversa que teve com o magistrado sobre os desafios da substituição no Tribunal e disse que "o tempo passou, o tempo voou, e você conquistou, Renan. Olha a plateia, as palmas, você conquistou não só os desembargadores, os servidores, você conquistou todos os ministros do TST por sua capacidade, sua humildade, sua solidariedade, e eu fui prova disso durante os dois anos em que passamos lá juntos".

Discurso de posse

Renan Ravel disse que a posse como desembargador do TRT-15 representa um momento singular na sua carreira, e expressou seu sentimento de gratidão "a Deus que, ainda jovem universitário, colocou no meu coração o apreço pelo Direito do Trabalho", "aos desembargadores desta Casa e aos magistrados de primeiro grau pelo acolhimento que tive aqui desde 1993", aos servidores de primeiro e segundo graus, "principalmente da minha querida ex-vara de Santa Bárbara D'Oeste", e aos amigos "que deixaram seus afazeres para estar aqui para me prestigiar, é muita honra tê-los aqui nesse momento". Emocionado, dirigiu-se à sua família, "aos amores da minha vida", e disse aos filhos Arthur e Helena "que vocês não podem imaginar a alegria do papai de vocês poderem testemunhar esse momento". À esposa, Rosiene Fagundes, declarou "que hoje é um dia especial não só pela minha posse mas porque hoje nós completamos 14 anos de casados", e que "outros caminhos poderiam ter me trazido aqui, outros contextos poderiam ter me levado a esse momento, mas poder contar com o seu amor, com o seu cuidado, com o seu carinho, com a cumplicidade que a gente construiu faz certamente que eu consiga chegar nesse momento mais inteiro, mais completo e mais feliz. Muito obrigado por tudo que você tem feito na minha vida, este momento aqui também é seu".

O mais novo desembargador do TRT-15 destacou que a posse é mais uma nova etapa da carreira, afirmando que tem uma pequena noção do tamanho dos desafios e que outros ainda vai conhecer, mas encerrou dizendo que "o espírito de servir, de contribuir, de trabalhar, de ter comprometimento com o objeto do meu trabalho continua o mesmo. Eu espero continuar contando com o apoio, com a contribuição de todos, para que possa desempenhar o papel constitucional que é esperado de nós magistrados, um papel humanista. Muitíssimo obrigado a vocês".

Carreira

Renan Ravel Rodrigues Fagundes é graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP) e tem especialização em Direito Processual Civil pela Escola Paulista da Magistratura. Ele tomou posse no cargo de Juiz do Trabalho substituto do TRT da 15ª Região em 08/10/1993, após aprovação no IV Concurso Público de Provas e Títulos do Regional. Em 17/03/1995 foi promovido por merecimento ao cargo de Juiz Titular da Vara do Trabalho de Barretos, titularizando posteriormente a 2ª Vara de Assis, de 31/07/1995 a 07/03/1999, a Vara do Trabalho de Tatuí, de 08/03/1999 a 07/08/2005, a 2ª de Americana, de 08/08/2005 a 27/07/2006, e finalmente a Vara do Trabalho de Santa Bárbara do Oeste, de 28/07/2006 a 09/10/2017. Ele atuou como juiz auxiliar da Vice-Presidência do TRT-15 no biênio 2004-2006, juiz auxiliar da Vice-Presidência Administrativa do Regional nos períodos de 11/12/2006 a 09/12/2007 e de 14/06/2010 a 09/12/2010 e juiz auxiliar da Corregedoria Regional no biênio 2010-2012. O magistrado também atuou no TST como juiz auxiliar da Presidência daquele Tribunal entre 27/02/2014 e 25/02/2016. O magistrado foi membro da Comissão Nacional de Efetividade na Execução Trabalhista e da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil nos anos de 2014 e 2015.

Unidade Responsável:
Comunicação Social